“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

domingo, 6 de janeiro de 2013

Gouffre de Padirac, França - Sul da França e Suíça 2012

Esta região da França possui uma grande quantidade de cavernas. Algumas com pinturas rupestres confirmam a ocupação da região na pré-história, um importante exemplo desse tipo de caverna é a de Lascaux, descoberta em 1940 e fechada ao público em 1963 devido a deterioração de suas pinturas, teve seu interior todo copiado em outra caverna próxima sendo chamada de Lascaux II. Outras apresentam formações rochosas pelo depósito de minerais formando estalactites e estalagmites de tamanho e formatos diversos, uma dessas é a Gruta de Proumeyssac cuja formação rochosa é chamada de Catedral de Cristal. Tínhamos escolhido visitá-la mas quando chegamos estava fechada e teríamos que esperar por quase 2 horas, acabamos desistindo.
A outra gruta que tínhamos escolhido visitar era a Gruta de Padirac, há 18 km de Rocamadour.




Aqui ocorreu um desabamento de uma parte do teto de uma caverna gigantesca formando uma cratera que é o ponto de entrada para esta incrível visita. Foi descoberta em 1889 tendo 35m de largura e 103m de profundidade.

Através de três elevadores e escadas chega-se a 103 metros de profundidade, mais de 30 andares.






Nesse ponto há um rio e acompanhados de um guia percorremos cerca de 700 metros num barco a remo. Aí então percorre-se cerca de 1,5 km vendo formações rochosas e lagos.





Há cerca de 22 km em galerias mas na pequena parte que se percorre percebe-se a sua grandiosidade, não se vê o teto e as estalactites e estalagmites são enormes, uma tem 75 metros. É proibido tirar fotos nesse trajeto. As fotos abaixo são de formações rochosas vistas antes do passeio de barco.




O nosso guia falava um pouco de espanhol mas há também um livreto explicativo mostrando os vários salões e lagos.

A visita dura cerca de 1:30h e foi muito interessante e agradável. Para quem quiser mais informações o site do local é muito bom e bonito http://www.gouffre-de-padirac.com

Há estacionamento gratuito próximo, restaurantes e uma lojinha muito legal.












Nenhum comentário:

Postar um comentário