“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Dubrovnik 1, Croácia - Balcãs 2016

 Bled, Dubrovnik e os Lagos Plitvice eram os lugares mais esperados da viagem e nenhum deles nos decepcionou, posso dizer que assim como Bled foi uma das mais belas paisagens que vimos Dubrovnik é uma das mais lindas cidades e foi maravilhoso estar ali. O encantamento já começou no hotel que escolhemos, Hotel Excelsior, que fora do centro antigo oferece uma das melhores vistas que se pode ter; um bom quarto, um excelente serviço e uma janela panorâmica para um paraíso medieval.


Uma cidade que rivalizou com Veneza em importância do porto e beleza, Dubrovnik teve seu apogeu entre os séc. XV e XVII época em que sua esquadra contava com mais de 500 navios. Suas muralhas, suas construções barrocas e renascentistas há muito atraiam visitantes sendo chamada de "Pérola do Adriático" ou "Atenas Eslava" mas mais da metade desse patrimônio foi destruído por bombardeios entre 1.991 e 1.992 na guerra que fragmentou a Iugoslávia, vindo a ser reconstruída a partir de 1.995; hoje recuperou totalmente sua beleza e seu prestígio como um dos mais belos destinos.

Chegamos num belo domingo de sol e no caminho para o centro muitos aproveitam a praia.


Entramos pelo Portão Ploce por uma ponte de pedra de onde se avista um pequeno porto e o Forte de São João.





Ao lado separado por um fosso fica o Forte Revelin, a última defesa construída.



Passamos pelo Mosteiro Dominicano


e logo chegamos ao pequeno porto que avistamos da ponte de pedra, daqui saem vários passeios de barco com durações variadas.



Retornamos ao centro e chegamos na sua principal via, Stradun ou Placa, que cruza a cidade de leste a oeste, do Portão Poce ao Portão Pile, construída no séc. XIII hoje é ladeada por muitas lojas e restaurantes.





Na praça logo ao entrarmos na Stradun vemos a Torre do Relógio


tendo de um lado o Palácio Sponja, ao fundo na foto abaixo com o Palácio do Reitor ao lado.



e do outro a Igreja de São Blásio com a Coluna de Orlando a frente.



No outro lado da Stradun fica a Grande Fonte Onófrio que possuía dois níveis sendo que o segundo foi destruído no terremoto de 1.667 mas estava em manutenção e só a avistamos assim



Em frente fica o Mosteiro Franciscano.



E terminando a Stradun está o Portão Pile, principal entrada da cidade com a estátua de São Blásio.



Daqui se avista a Torre Minceta, uma grande estrutura de defesa que representa o Porto Real na série Game of Thrones.


Em uma das praças encontramos outro local de filmagem da série, a escadaria barroca que leva à Igreja de Santo Inácio.


Da Stradun no lado contrário ao mar saem várias ruelas íngremes e na rua paralela acima encontramos muitos restaurantes num ambiente muito agradável.







A cidade oferece muitos passeios relacionados com a série Game of Thrones e em uma das ruelas encontramos o Lord Tyrion Lannister....


No final do domingo uma banda e o entardecer na cidade.






Retornando ao hotel mais uma olhadinha, é muita beleza...






Resolvemos terminar a noite no terraço do hotel, a vista não poderia ser melhor..



E os músicos nos premiaram naquele dia tocando a música, é claro, de Game of Thrones, pura emoção e um bom vinho.






































Nenhum comentário:

Postar um comentário