sábado, 9 de abril de 2022

El Calafate - Argentina 2022

Em menos de 2 horas de voo chegamos em El Calafate, a porta de entrada dos glaciares, cidade graciosa e bem mais tranquila que Bariloche e arredores. Nos próximos dois dias iríamos conhecer os glaciares, primeiro num cruzeiro previamente agendado "Todo Glaciares" e no outro conhecer o Glaciar Perito Moreno.

Antes mesmo de pousarmos já avistamos o Lago Argentino com uma cor de água impressionante...

O Lago Argentino é o maior e mais austral lago patagônico da Argentina, 1.415 km2 de superfície, média de 150 metros de profundidade. É nele que desaguam vários glaciares, que se formam por depósito de neve no topo das montanhas que com a compressão formam gelo, crescendo todo tempo até que liberam icebergs. É um processo contínuo que dura milhares de anos.

Nosso primeiro passeio, Todo Glaciares, começou no Puerto Punta Bandera, cerca de 50 km de El Calafate, saímos cedinho do hotel e encontramos a estrada que leva ao parque bem tranquila de carros mas com muita vida animal, vimos algumas lebres e muitos gaviões.

Ao lado o Lago Argentino com seu azul deslumbrante e já aparecem geleiras.

Antes do embarque é necessário pagar a taxa do Parque Nacional dos Glaciares

São grandes bancos para 8 pessoas e um serviço de bar e lanchonete; há um serviço vip num dos andares a preços bem especiais. Depois de um bom tempo de navegação pelo braço norte do Lago Argentino começam a aparecer icebergs de tamanhos variados.

Por fim chegamos nos glaciares, primeiro o Glaciar Upsala, terceiro maior da América do Sul com 53,7 km, muitos icebergs a frente impedindo a aproximação dos barcos.

Depois o Glaciar Seco, o nome deve-se ao fato dele não chegar até as águas do lago.

E logo ao lado o impressionante Glaciar Spegazzini

Depois há uma parada com uma pequena caminhada, mirantes para os glaciares e um local para almoço.

Na volta todos estão cansados mas o passeio é bem legal. Atualmente o passeio chama "Rios de Gelo" pois não inclui o Glaciar Perito Moreno cujo acesso é muito dificultado pela grande quantidade de icebergs.

No dia seguinte iríamos novamente até o parque por conta própria para conhecer o Glaciar Perito Moreno, sem horário fixo pudemos passear pelo Lago Argentino com sua beleza e muita vida; já não vimos vida animal na estrada.

O caminho é um pouco mais longo e em direção contrária ao Puerto Punta Bandera, contornando o Brazo Rico do lago. Também há parada para cobrança da taxa de entrada mas tivemos 50% de desconto pois tínhamos a entrada paga do dia anterior.

Primeira parada no Mirante dos Suspiros

Chegamos no estacionamento e fomos em direção as passarelas que nos aproximam do Glaciar, na placa as distâncias e dificuldades de cada uma.

A imensidão desse glaciar vai aparecendo

até que nas últimas passarelas ficamos de frente ao enorme paredão

de um lado

e do outro

é por eles que ocorrem os passeios de barco vendidos aqui mesmo, não fizemos, estávamos satisfeitos com a navegação do dia anterior.

No dia seguinte voamos para Buenos Aires onde pernoitamos para retornar ao Brasil, lindo destino, linda viagem...