“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Carcassone, França - Sul da França e Suíça 2012

Carcassone abrange uma cidade baixa e a cidade fortificada na colina conhecida como La Cité, chegamos num final de tarde e avistar as muralhas, as torres  foi fantástico. Nos premiamos com um hotel de frente para as muralhas, muito perto da entrada principal, e desfrutamos desse visual maravilhoso o tempo todo.

jardim do hotel de frente para as muralhas
Carcassone teve seu apogeu na Idade Média com a construção de suas muralhas duplas, castelo, torres e barbacãs. Foi refúgio dos cátaros, usada como prisão na II Guerra Mundial, abandonada foi reencontrada pelos ingleses no séc. XIX e restaurada em 1888 por Eugène Viollet le Duc, um arquiteto francês.

Abaixo destaque para as muralhas duplas, torres e fosso.







A entrada principal é pela Porta Narbonnaise  de 1280 com duas torres de arenito e  uma ponte levadiça sobre o fosso.



ponte sobre o fosso
entrada para a ponte

Porta Narbonnaise

Atravessando a porta há uma escada de acesso às muralhas e ruas sinuosas com lojas.



Chega-se a uma pequena praça com vários restaurantes sendo o Cassoulet um dos pratos típicos oferecidos, uma "feijoada" de feijão branco e carne de pato, muito saborosa.


No interior das muralhas são destaque o Château e a Basílica St.-Nazaire como aparece no mapa abaixo.


O Château é um castelo com seu próprio fosso e muralhas dentro das muralhas da cidade, ao seu lado está a Porta d'Aude.

muralha externa do Château


entrada do Château
Porta d'Aude
A Basílica St.-Nazaire et Sain Celse é uma construção do séc. X com um lindo pórtico romano, vitrais e um órgão do séc. XVII. Seu aspecto atual foi obtido com reformas nos séc. XIII e XIV.




O que mais nos emocionou foi encontrar no seu interior cantores lituanos entoando canções religiosas em russo, logo lembramos do meu sogro que era lituano.


Outras fotos do interior de La Cité






Carcassone é chamada de "la ville aux deux cités", ou seja, a cidade das duas cidadelas que encontram-se  separadas pelo Rio Aude. Na margem direita do rio está La Cité que abrigava o conde e seus soldados e na margem esquerda cresceu desde o séc. XIII um burgo de atividade comercial conhecido como La Bastide de Saint Louis. É da ponte sobre o rio que se tem lindas vistas de La Cité, o lado do Château e da Porta d'Aude.

Rio Aude, vista de La Bastide da ponte
La Cité vista da ponte sobre o Rio Aude
O acesso à Porta d'Aude é por uma subida bem inclinada já que La Cité foi construída numa colina, chegamos a ela pelo interior da vila, as muralhas e as torres nesse local são incríveis.





Aliás torre é o que não falta, são 52 de formatos, tamanhos e adornos diferentes em 3 km de muralhas.

Apesar de tanta riqueza e história a maior parte de seus habitantes mora no conforto de La Bastide, a cidade baixa em algumas  fotos abaixo.




Um outro espetáculo é avistar as muralhas a noite











Nenhum comentário:

Postar um comentário