“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Villeneuve lez Avignon e Chatauneuf-du-Pape, França - Sul da França e Suíça 2012

Villeneuve lez Avignon só se apresentou a nós ao avistarmos a fortaleza do outro lado do Rio Rhone quando estávamos em Rocher des Doms, até então nada sabíamos da cidade, mas estando ali tão pertinho e com um forte não poderíamos deixar de visitá-la. Saímos cedinho de Avignon e cruzamos o rio, logo nos deparamos com a Torre Philippe Le Bel, antigo local do término da ponte St. Bénezet.

Torre Philippe Le Bel

O trânsito era intenso e seguimos procurando a fortaleza, que descobrimos ser o Forte de St. André, fundado no séc. X passou a ser cobiçado por Avignon desde a construção da ponte sobre o rio. Durante o papado em Avignon, cardeais e nobres construiram palacetes na região.

Fortaleza St André
Dentro da fortaleza fica uma abadia na qual pode-se visitar um dos mais belos jardins da França. Ainda era cedo e tirando os caminhões de entrega,que só serviram para estragar nossas fotos, não havia ninguém por lá. Somado a isso havia um vento frio e cortante e um céu bem nublado então só passeamos um pouco pelo local.






De lá avistamos a Torre Philippe e Avignon.



Seguimos por mais 22 km e chegamos em Chateauneuf-du-Pape, região escolhida pelos papas para a construção de um castelo novo, chateau neuf, e a plantação de vinhedos. Após as guerras religiosas pouco sobrou do castelo, há somente ruínas, mas os vinhedos prosperaram e hoje formam uma das regiões de produção controlada, dessa forma o que mais se vê na cidade são adegas.

Chateauneuf-du-Pape

ruínas do castelo




cidade avistada do castelo
Escolhemos a adega que fica ao lado  do castelo para visitar e comprar.





Nas redondezas nos surpreendemos com este hotel entre vinhedos.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário