“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

terça-feira, 29 de maio de 2012

Jerusalém Bairro Armênio, Israel - Terra Santa e Istambul 2012

Os armênios estão há muito tempo em Jerusalém e seu bairro é a parte mais tranquila da cidade e também a menor. A Armênia foi o primeiro país a ter o Cristianismo como sua religião oficial, isto foi em 301 d.C., e desde essa época fazem peregrinação à Terra Santa. O tamanho atual do bairro vem do período de domínio turco nos séc. XVII e XVIII, sua população na cidade chegou a 16.000 em 1948, atualmente só há 2.000 armênios e grande parte das casas do bairro está habitada por judeus.



O maior destaque do bairro é a Cidadela, antiga fortaleza da época de Herodes, construída próxima ao templo. Provavelmente foi nesta fortaleza que Jesus foi julgado e condenado. Vem sendo usada pelos mais diversos governantes da cidade realmente como uma fortaleza para proteção de suas tropas. Sua estrutura atual é do séc. XIV e hoje abriga o Museu Torre de Davi, cujo nome vem do fato de existir um minarete de 1655 erroneamente chamado de torre de Davi.
bairro armênio, vista da fortaleza
torre de Davi (minarete)  e mesquita à direita

pátio com ruínas de várias épocas, do séc. II a.C. ao séc. XII d.C.
Na foto abaixo observa-se uma torre maior com as bandeiras, chamada torre Fasael, originalmente construída por Herodes que lhe deu o nome do seu irmão, foi destruída pelos romanos em 135 d.C. e parcialmente reconstruída no séc. XIV. No pavimento intermediário entre a torre e o pátio há uma pequena cúpula mameluca de 1310.

torre Fasael e cúpula mameluca
A saída do bairro se faz  pela linda Porta de Jafa que fica entre os bairros  cristão e armênio. Dela pode-se subir às muralhas para um passeio que circunda a cidade com exceção do trecho entre as Portas do Lixo e de Santo Estevão, local da esplanada das mesquitas.O acesso as muralhas pode ser feito pelas Portas de Jafa e  Damasco e a entrada é paga podendo-se descer em qualquer ponto. As muralhas de Jerusalém são do séc. XVI, construídas durante o período otomano, são 4 km e 8 portas das quais só uma encontra-se fechada, a Porta Dourada com acesso à esplanada. Até 1870 todas as portas eram fechadas a noite e reabertas pela manhã.

A Porta de Jafa comunica-se diretamente com a Jerusalém moderna pois dela chega-se ao bonito Shopping Mamila e com acesso aos melhores hotéis da cidade. É frequente encontrar-se o exército de Israel nas ruas, os jovens armados estão por toda a cidade e são muito simpáticos.

Porta de Jafa
muralhas

exército nas ruas
Porta de Jafa a noite


























Nenhum comentário:

Postar um comentário