“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

segunda-feira, 7 de maio de 2012

finalmente Paris 2 - Milão Paris 2008

Começamos nosso dia indo para Montmartre, região facilmente alcançada pelo metrô, como quase tudo em Paris. Descemos na estação Anvers, em frente ao funicular para a Igreja Sacré-Coeur. A colina de Montmartre é reduto de artistas há mais de 200 anos e ainda mantém sua vida boêmia com vários cafés, bares e casas de espetáculos como o famoso cabaré Moulin Rouge, foi retratada por vários pintores e celebrada em muitos filmes. Nesta área encontra-se o último vinhedo parisiense e sua colheita é celebrada no primeiro sábado de outubro.

Basílica Sacré-Coeur

A Basílica Sacré-Coeur foi construida no ponto mais alto da cidade devido a uma promessa de dois comerciantes franceses na época da Guerra  Franco-Prussiana (1870-1871) caso Paris fosse poupada , o que aconteceu mesmo após a cidade ser cercada. Ainda hoje na basílica os padres rezam pelos 58.000 soldados franceses mortos na guerra. Sua construção levou 46 anos, sendo finalizada em 1.923 a um custo de cerca de 6 milhões de euros. Mesmo sem ser considerada bonita é muito visitada pela sua localização, de sua colina tem-se lindas vistas de Paris. Apresenta muitas cúpulas e torres e duas estátuas equestres, uma de Joana d'Arc e outra de São Luís.



Entramos e uma missa estava sendo rezada o que impediu  a tomada de fotos.
A área ao redor abriga uma feirinha com produtos locais, inclusive seu vinho, um local muito gostoso, complemento perfeito para a linda vista. O bairro é perfeito para caminhadas e descobertas mas tínhamos pouco tempo e fomos para o Hôtel des Invalides.

Hôtel des Invalides


Este prédio imponente foi construido entre1671 e 1676 por Luís XIV para abrigar veteranos soldados franceses feridos e sem lar, chegando a abrigar 6.000 soldados. Mede 196 metros de um lado a outro. Hoje ainda os abriga em um número muito inferior, mas o seu mais ilustre residente é Napoleão Bonaparte, aqui enterrado numa cripta abaixo da cúpula dourada e reluzente da Igreja do Dôme, construida posteriormente como capela para Luís XIV. O prédio ainda abriga o Museu das Armas, escritórios militares e outros museus militares.

detalhe da magnífica entrada
pátio após a entrada e cúpula da Igreja do Dôme

detalhes no pátio

entrada para o túmulo de Napoleão Bonaparte


O ingresso para o túmulo de Napoleão Bonaparte é pago e dá direito ao áudio guia, muito útil. O local é fantástico, não tem como não admirar Napoleão que apesar das guerras e dos saques implantou muitos pilares da democracia. Após a linda porta de entrada encontra-se um hall cujo centro cercado por uma mureta de granito abriga no andar abaixo o túmulo de Napoleão, tal posição obriga o visitante a se curvar sobre a mureta, e assim prestar uma reverência, e ver o último dos seis caixões onde repousa o corpo de Napoleão, este em madeira vermelha assentado sobre um pedestal  de granito. Ao redor, no andar da entrada encontram-se outros túmulos, dos generais Foch e Vauban assim como do filho e dos irmãos de Napoleão, além de uma linda capela. O teto da cúpula apresenta uma pintura, A Glória de São Luís, onde Luís XIV aparece oferecendo sua espada a Cristo na presença de anjos e da Virgem Maria.

entrada

mureta central

túmulo de Napoleão
capela

cúpula da Igreja de Dôme

Indo-se em direção ao túmulo encontra-se sua entrada guardada por duas grandes estátuas, uma representa o poder real a outra o poder militar. No centro está o túmulo sobre o pedestal que se encontra numa coroa de louros, a volta grandes estátuas femininas representando suas vitórias. No círculo externo às estátuas há informações sobre seus feitos e uma estátua sua coroado como imperador.GRANDIOSO!!!!!!!!!





Saindo do Hotel des Invalides passa-se por um lindo jardim e indo em direção ao Sena avista-se a magnífica Ponte Alexandre III, considerada a mais bela ponte de Paris.

Ponte Alexander III
detalhe da ponte
Não deixe de olhar para atrás e admirar todo o esplendor do Hôtel des Invalides e sua cúpula dourada....


Na volta ao nosso hotel paramos novamente na Catedral de Notre Dame para vê-la de dia e admirar seus muitos detalhes e estátuas.

Nesta catedral está registrada a história de Paris. Construida no local de um templo romano teve sua pedra fundamental colocada em 1163 e demorou cerca de 200 anos para ser concluida. Aqui aconteceu a coroação de Henrique VI em 1422 e de Napoleão Bonaparte em 1804. Durante a Revolução Francesa quase foi destruida. Tem cerca de 130 metros de comprimento e seu órgão é o maior da França.













Nenhum comentário:

Postar um comentário