“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Trogir, Croácia - Balcãs 2016

Nesta região da Croácia a cidade mais famosa e a segunda maior do país é Split mas como gostamos de cidades menores escolhemos Trogir como nossa base. Trogir fica numa pequena ilha e nosso hotel, fora da ilha, nos proporcionava uma vista esplêndida e a uma curta distância.



Apesar de pequena sua história é antiga tendo iniciado como cidade grega, depois romana, protegida por bizantinos na Idade Média, atacada e destruída por sarracenos foi abandonada até que anos depois os reis da Hungria a recuperaram, por fim esteve sob domínio dos venezianos. Parte de suas muralhas encontram-se preservadas e a entrada se dava por dois portões, o Portão da Terra e o Portão do Mar.

Portão do Mar
À frente do portão um calçadão com lojas e restaurantes, é aqui que os navios de cruzeiro ficam.



Ao lado fica uma galeria, o antigo mercado de peixes.



E no final do calçadão está o Castelo Karmelengo, construído pelos venezianos em 1.430 serviu de moradia para o governador. Hoje aqui são realizados shows.





Dentro das muralhas o melhor é se perder por suas ruelas, é nelas que se encontram restaurantes bem charmosos, aliás a gastronomia é muito boa.







Todos os caminhos levam à praça principal onde ficam a Galeria e a Torre do Relógio do séc. XIV. A Galeria está apoiada em colunas com capitéis romanos.



Ao lado está a Prefeitura do séc. XV com portas renascentistas e brasões de armas.



Do outro lado da praça fica a Catedral de São Lorenzo iniciada em 1.193


com uma magnífica porta românica onde leões sustentam Adão e Eva



no seu interior destaque para a Capela de Santo Orsini com estátuas dos apóstolos e o sarcófago do Bispo Orsini, primeiro bispo da cidade.


Em frente a catedral está o Palácio Cipiko, construído em 1.457 para a família mais ilustre de Trogir.


O panteão dessa família encontra-se em outra igreja, Igreja São João Batista do séc. XIII.


Por estarmos hospedados aqui pudemos desfrutar da cidade sob diferente luzes mas sempre muito bela, uma cidade adorável.








































Nenhum comentário:

Postar um comentário