“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Londres III, Inglaterra - Grã-Bretanha 2014

Nosso último dia em Londres, mais um com sol e calor, perfeito para conhecer a importante Torre de Londres. Também compramos nosso ingresso pela internet antes de viajarmos e pudemos entrar sem enfrentar fila, reservamos inclusive o áudio guia, fomos de metro usando novamente um travelcard de um dia.

Este complexo teve início em 1066 quando Guilherme, o Conquistador mandou construir uma fortaleza para proteger a entrada da cidade pelo estuário do Rio Tâmisa. Essa fortaleza é a Torre Branca que hoje está rodeada por outros edifícios, todos protegidos por uma muralha dupla do séc. XIII.

Torre de Londres


Torre Branca e muralhas

muralhas e fosso
A entrada se faz pela Tower Hill, também local de execuções públicas.

Tower Hill
A Torre foi usada como residência real. arsenal e tesouro mas foi como prisão que ficou mais conhecida, inimigos do rei foram aqui torturados e mortos; hoje abriga as jóias da coroa e várias exposições.

Percorrendo a muralha ao lado do rio chegamos ao Traitor's Gate, Portão do Traidor, entrada dos prisioneiros que vinham para serem julgados.

Traitor's Gate
Quase em frente está a Bloody Tower, Torre Sangrenta, que abriga uma exposição permanente mas que no passado teve como prisioneiros os filhos de Eduardo IV a mando do Rei Ricardo III, tio dos rapazes.

Bloody Tower
Na parte central fica a White Tower, Torre Branca, com uma exposição de armaduras e armas.

White Tower
Atrás da White Tower fica o edifício que abriga as Jóias da Coroa com sua guarda especial.



Há muito para ver: capelas, memorial para duas das esposas de Henrique VIII que aqui foram executadas, a residência oficial do soberano na torre, a Queen's House além dos famosos corvos. Acreditava-se que se os corvos fossem mortos ou fugissem Londres seria destruída, assim sempre há pelo menos 6 corvos que são alimentados e tratados pessoalmente pelo Raven Master.



Muito comum também é encontrar senhores com uniformes da era Tudor chamados Beefeaters, ou seja comedores de carne, lembrando os carcereiros que pela importante posição podiam comer quanta carne quisessem. Hoje são representados por 35 homens que serviram a Guarda Britânica por pelo menos 22 anos e fazem um tour guiado contando todas as histórias macabras, e são muitas, que ali ocorreram.

Beefeaters
Por todo o complexo encontram-se esculturas de arames representando os animais que aqui viveram e chegaram a ser 600.


Acessando  http://www.hrp.org.uk/Resources/Tower%20of%20London.pdf  podemos ver um mapa detalhado dessa grande atração.

Saindo em direção ao rio está a não menos famosa Tower Bridge, outro grande ícone londrino. São duas torres góticas que elevam a plataforma entre elas para passagem de grandes navios. Construída em 1894 seus motores eram a vapor. Hoje apresentam uma exposição contando sua história.


 Do outro lado do Rio Tâmisa o edifício The Shard, a vista de Londres daqui deve ser maravilhosa e bem diferente da que se tem da London Eye, acho que compensa conhecer as duas.




Daqui voltamos para as proximidades do hotel para conhecer a mais animada praça londrina, a Trafalgar Square. Esta grande praça que lembra a vitória inglesa sobre os franceses de Napoleão na Batalha de Trafalgar é o local das comemorações e protestos e uma única vez foi usada para a premiére de um filme, o último da série Harry Potter.

É grandiosa tendo ao centro uma coluna em homenagem ao Almirante Nelson que liderou a marinha inglesa contra os espanhóis, protegida por quatro leões e duas fontes.

Trafalgar Square


Em um dos cantos da praça está uma escultura de um galo azul enorme, trabalho de uma alemã que ali deverá ficar até 2015 e não agrada a maioria.


Ao fundo o National Gallery, com uma das maiores coleções de pintura do mundo e entrada gratuita.

National Gallery
 Da praça é possível avistar o Big Ben.



Adoramos Londres e esperamos voltar para curtir seus parques, visitar o interior de suas catedrais, conhecer os vários museus e muito mais.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário