“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

terça-feira, 26 de novembro de 2019

Córdoba e Guadalupe, Espanha - Portugal e Espanha 2019

Ainda na Extremadura fomos até Guadalupe com seu magnífico monastério de 1.340; foi em decorrência do poder desse monastério que contava com escolas e hospitais que Cristóvão Colombo batizou umas das ilhas que descobriu no Caribe.

Monastério de Guadalupe
De Guadalupe para Córdoba são 250 km por uma estrada que passa por um grande reservatório de água, muitas vezes o caminho era sinuoso e além de demorado foi bem cansativo.









Finalmente chegamos em Córdoba, conhecemos a cidade em 2.005 mas foi só de passagem no caminho entre Granada e Sevilha e desta vez escolhemos ficar duas noites por aqui para explorarmos mais a cidade, conhecer o Alcázar dos Reis Cristãos e os arredores. Lembro o quanto ficamos emocionados com a Igreja Mesquita, a mistura das arquiteturas, os detalhes, a história e foi para ela que fomos após chegar na cidade, era domingo e pouca coisa abre, ela é uma delas.

A mesquita começou a ser erguida em 785 por Abderraman I e representava o poder do Islam na região. Com o tempo foi recebendo novas construções com destaque para o elaborado mihrab construído por Alhakén II no xéc. X. Foi no séc. XV que se construiu a parte central da mesquita,  parte da qual foi demolida para a construção da igreja católica no séc. XVI. Hoje os ambientes se misturam e a mudança de uma arquitetura simples e colorida com outra rebuscada e cheia de detalhes impressiona e marca o local.

O conjunto ocupa um grande quarteirão



a entrada pela Porta do Perdão com a Torre de Alminar dá acesso a um pátio lotado de laranjeiras.









No interior mais de 850 colunas de granito, jaspe e mármore





Nas paredes laterais há várias capelas




mas em uma delas fica o Mihrab, um nicho oratório com um exemplar dourado do Alcorão.






No centro a igreja católica




Bem próximo está o Rio Guadalquivir com uma ponte romana que chega até a Torre de Calahorra do séc. XIV.

porta da ponte
ao fundo a Torre de Calahorra



Na parte central destaque para a Rua das Flores



mas essa decoração não é privilégio de uma rua só, ambientes muito floridos são encontrados em vários restaurantes com pátios, lugares maravilhosos...



e que servem uma especialidade andaluz, berinjela assada com mel, uma delícia.



No dia seguinte fomos conhecer um pequeno povoado, Almodovar del Rio, com um belo castelo árabe do séc. VIII





com acesso bem tranquilo e de onde se avista toda a região.






Bem próximo de Córdoba fica a Medina Azahara, erguido por Abderraman III no séc. X recebeu o nome de sua esposa predileta, era um palácio de 3 andares com muito luxo que incluía uma mesquita, uma residência do califa e muitos e belos jardins. Começamos a visita pelo museu que consta a história da cidade e como era a vida lá mas depois não vimos praticamente nada, tudo foi saqueado e hoje só há ruínas mas ainda está sendo escavada.






No alto da colina se avista um mosteiro, um dos responsáveis por vários saques do lugar abandonado.



Retornamos a Córdoba para visitar o Alcázar dos Reis Cristãos, conhecemos o de Sevilha em 2.005, este é bem parecido só que menor mas predominam os jardins com muita água; pelo calor que faz isso era muito necessário.






Na estrutura central do séc. XIV não há muito o que ver a não ser numa área onde estão mosaicos encontrados na cidade





e pátios internos lotados de laranjeiras,



também é possível caminhar pelas muralhas e subir nas torres mas o mais impressionante são os jardins construídos em três níveis.












Lugar lindo, valeu muito ter dormido em Córdoba, uma bela e agradável cidade.













































Nenhum comentário:

Postar um comentário