“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Nazaré, Israel - Terra Santa e Istambul 2012


  • Nazaré: esta cidade na baixa Galiléia é o local onde viviam Maria e José e onde o anjo Gabriel anunciou a Maria que ela iria conceber Jesus, que aqui passou sua infância e juventude. Atualmente é a maior cidade árabe em Israel.
A cidade começou como um pequeno povoado judeu, tornou-se posteriormente um importante centro de peregrinação cristã quando então foi construída a Igreja da Anunciação, no local onde ficavam as casas de Maria e de José. Em 570 já havia uma igreja  no local da gruta de Maria que foi destruída pelos árabes, uma nova igreja foi erguida pelos cruzados em 1102 e destruída por um terremoto em 1170 não sendo reconstruída pois os cruzados foram expulsos da cidade. A peregrinação cristã no local continuou mesmo sob o domínio mulçumano através de tratados até 1291 quando todos os cruzados foram  expulsos da região. Tal situação manteve-se até 1620 quando foi permitido aos frades franciscanos a compra das ruínas da igreja e da gruta e a permissão para a construção de uma nova igreja. Aí então foi construída a atual Igreja da Anunciação que foi inaugurada em 1964 pelo Papa Paulo VI.

Igreja da Anunciação

Sua cúpula sobressai na cidade e no acesso a ela já pode se ver a diversidade cultural dos que a visitam, isso me fascina...



Durante a sua construção houve a necessidade de ajuda financeira, aos países que ajudaram foi dado um espaço no segundo andar para que um painel refletisse a maneira como o país via a Virgem Maria, é por isso que ela é também conhecida como a Igreja de Todas as Nações. Depois de concluída muitos países queriam também a chance de participar e foi criado no pátio que a rodeia um espaço para que esses outros países também se expressassem, como é o caso dos dois países das fotos abaixo.




A entrada na igreja se faz por dois portões que relatam o Velho e o Novo Testamento.
fachada da igreja


O primeiro andar foi construído sobre a igreja bizantina e tem em seu centro a gruta onde teria ocorrido a anunciação. O local é lindo e foi emocionante estar lá, uma missa estava sendo rezada mas posteriormente tivemos a possibilidade de descer até a gruta.

nave inferior
gruta

No andar superior construído nos moldes da igreja cruzada encontram-se as diferentes "Marias" do mundo.

Fátima de Portugal e Santiago da Espanha
Nossa Senhora Aparecida do Brasil
2º andar
Saindo vimos ruínas que mostram o nível das grutas de 2000 anos atrás.



A outra igreja foi construída sobre a gruta e oficina de José.





A cidade abriga também a Igreja Grega Ortodoxa construída no local do poço de Maria, além  do local da Sinagoga que Jesus frequentava.








Nenhum comentário:

Postar um comentário