“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

sábado, 29 de dezembro de 2012

Cordes e Bruniquel, França - Sul da França e Suíça 2012

Cordes é uma Cidade-Bastide, cidades construídas por franceses e ingleses no séc. XIII para estimular a ocupação de áreas vazias. Também é chamada de Cordes-sur-Ciel pois situa-se no alto de uma montanha, acima do Rio Cerou,  parecendo suspensa no céu principalmente em dias de muita neblina. Na época do combate aos cátaros foi totalmente excomungada, depois sofreu uma séria epidemia e entrou em declínio. Sua recuperação começou em 1940 preservando torres e portões da época.

Quando a avistamos da estrada ficamos impressionados.



Abaixo a cidade na base da montanha e Cordes ao alto.


Há vários locais onde se pode parar o carro, nem sempre o local para pagar está tão perto e dá-lhe subida. Aconselho a parar o mais alto possível pois o caminho para o centro, o ponto mais alto, é bem íngreme. E lá fomos nós....








Chega-se a uma praça principal aonde ocorrerem os mercados semanais.


Ainda possui mansões góticas como a Maison du Grand Fauconnier e Maison du Grande Veneur, mas na cidade quase vazia os poucos turistas  se concentravam no ponto mais alto para admirar as lindas paisagens de uma França rural.





O plano era passar em Penne para ver um castelo em ruínas, nos desviamos mas fomos premiados com outro castelo, o de Bruniquel, pendurado na encosta, e sua linda vila.








































Nenhum comentário:

Postar um comentário