“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Santuário da Madonna della Corona - Itália 2015

O Santuário da Madonna della Corona fica em Spiazzi, província de Verona, cerca de uma hora de Sirmione. Construído entre as montanhas do Monte Baldo, a 774 metros de altitude, recebeu esse nome porque as pedras a sua volta o envolvem como uma coroa. Sua história começa em 1522 com o início da veneração da santa mas há relatos de um mosteiro construído em 1200 por eremitas da Abadia de San Zeno de Verona. De acesso sempre dificultado por sua localização hoje podemos chegar até ele por uma trilha de peregrinos com 2 horas de caminhada seguida por uma longa escada na rocha ou, mais fácil, a partir da entrada do Santuário em Spiazzi, ao lado do Hotel Stella Alpina, com acesso a pé ou por um micro ônibus.

Sua localização tão espetacular é vista de uma forma mais ampla através de fotos aéreas como estas tiradas da internet.






Na descida encontram-se as várias estações da Via Crucis representadas por estátuas de bronze.




entremeadas por lindas e vertiginosas paisagens


até que começamos a avistá-lo





passamos por um túnel


e aí não sabíamos se admirávamos o santuário ou a paisagem, tudo lindo e impactante....





Impressiona a integração com a rocha, seja no exterior


ou no seu interior



Há um local dedicado ao relato dos milagres sendo o mais antigo de 1547. Também encontramos fotografias e pinturas do santuário ao longo do tempo. A da foto abaixo mostra a trilha dos peregrinos e sua infinita escada de 1.540 degraus....ufa!!!


Para retornar utilizamos o micro ônibus, ficamos cerca de 45 minutos na fila pois era sábado e o santuário estava recebendo muitos visitantes, a maioria italianos que aproveitaram a vinda para a Expo Milão para conhecer lugares próximos.


Daqui seguimos para Malcesine no Lago di Garda.
















2 comentários:

  1. Sugere um cristão que o Santuário da Madonna Della Corona pode ser um difícil e cansativo lugar para chegar pela trilha e pelas escadarias, ou para valer como agradecimento a Madonna por uma pedido realizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um belo lugar e a volta é facilitada pelo ônibus mas, com certeza, há os que querem fazer o caminho como uma penitência.

      Excluir