segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Introdução - Itália 2015

Final de 2014: adquirimos passagens com milhas para conhecer Croácia, Eslovênia e Romênia. Março de 2015: descobrimos que o dia do nosso voo era o mesmo da Festa da Formatura do Guilherme. Mesmo com 6 meses de antecedência não conseguimos alterar as datas e decidimos transferir esse destino para 2016. Entre tantas possibilidades escolhemos viajar para a Itália, país que já visitamos algumas vezes, mas agora o foco seriam os vilarejos, os "borgos medievales".

Além dos vários blogs de viagem, alguns especializados na Itália, foi no site www.borghitalia.it que encontramos muitos dos vilarejos escolhidos.

Nosso roteiro ficou assim:

-02/10 chegada em Milão, pegar o carro alugado e seguir para Sirmione passando por Soncino

-03/10 conhecer  o Santuário Madonna della Corona, ir para Trento e na volta para Sirmione conhecer algumas das cidades do Lago di Garda

-04/10 Borguetto, Santuário di Monte Berico em Vicenza, Marostica, Bassano del Grappa, Montagnana e Mantova

-05/10 San Benedetto Po, Gualtieri, Cremona, Castell'Arquato, Fontanellato, Parma

-06/10 Maranello, Ímola e Brisiguella

-07/10 Gradara, San Leo, San Marino

-08/10 Urbino, Gubbio, Perúgia

-09/10 Assis, Spoleto, Todi voltando para Perúgia

-10/10 Montepulciano, Monticchiello, Pienza, San Quirico d'Órcia, Montalcino, Buoncovento e Siena

-11/10 Monteriggione, Staggia, San Gimignano, Colle di Val di Elsa e Chiusdino voltando para Siena

-12/10 Sorano, Sovana, Pitigliano, Civita di Bagnoreggio e Bolsena

-13/10 Vitorchiano, Castel di Tora, Collalto Sabino, Rocca Calascio, Castel del Monte e Pescara

-14/10 Lucera e Trani

-15/10 Castel del Monte, Bari e Polignano a Mare

-16/10 Matera, Alberobello voltando para Polignano

-17/10 Castelmezzano, Pietrapertosa, Santa Severina e Le Castella

-18/10 Tropea

-19/10 Maratea, Castellabate e Paestum

-20/10 Santa Ágata dei Goti, Caserta Vecchia, Santa Maria Cápua Vetere, Itri e Sperlonga

-21/10 Terracina, Sermoneta e Fiumicino para entrega do carro

-22/10 embarque para Lisboa onde ficamos dois dias

-24/10 volta para São Paulo

Escolhemos dormir em cidades um pouco maiores no norte e  em cidades litorâneas ou beirando lago no sul, visando uma oferta maior de restaurantes abertos. Grande parte das cidades escolhidas tem como seu maior atrativo a localização em que se encontram, vê-las de longe é o melhor, por isso conseguimos conhecer muitas cidades num só dia.

Percorremos mais de 4.550 km, foram mais de 3.500 fotos, muitos vinhos, excelente comida, emoção, alegria e muita diversão.