“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

El Caminito del Rey, Espanha - Portugal e Espanha 2019

Entre 1.901 e 1.905 houve a construção de uma hidroelétrica no Rio Guadalhorce no local onde suas águas abriram um desfiladeiro na montanha de calcário, o desfiladeiro del Chorro, com 180 metros de profundidade e até 10 metros de largura; para a manutenção da mesma foi feito um caminho com passarelas ao lado da montanha que com a visita do rei Alfonso XIII em 1.921 passou a ser chamado "El Caminito del Rey". Após uma reforma em 2.015 esse caminho foi aberto ao público que hoje pode percorrer o desfiladeiro em passarelas a 100 metros de altura com total segurança.


Há um número limitado de ingressos a venda por isso é recomendado que se faça a compra com alguma antecedência; fizemos a compra pelo site oficial http://www.caminitodelrey.info/en/#2. O site oferece muitas informações e é necessário marcar um horário para início do tour que pode ser guiado em inglês ou espanhol.

O percurso é de 7,7 km no total sendo recomendável reservar de 4 a 5 horas para todo o percurso. Saímos de Málaga e andamos quase uma hora por uma estrada boa e com vistas bonitas.



O  caminho não é circular e sempre é feito em uma única via, sentido Ardales - El Chorro, estacionamos o nosso carro próximo ao ponto de início e retornamos ao local de ônibus cujo ingresso também compramos pelo site.

O ponto de partida é o restaurante El Kiosko ao lado do qual sai o caminho mais longo, 2,7 km, até as cabines de controle mas fizemos um caminho menor de 1,5 km por um túnel que fica um pouco antes do restaurante, quase em frente há um estacionamento pago.



O túnel é escuro e irregular mas é curto



e logo chegamos numa área aberta





e rapidinho chegamos nas cabines de controle onde se formam os grupos e onde recebemos orientações e um capacete. Este é o último lugar onde se encontram banheiros e onde é possível comprar água antes de iniciarmos o caminito. Importante lembrar que uso de filtros solares e chapéus é recomendado.

O percurso pelo desfiladeiro é de 2,9 km com duas paradas para descanso, a maior parte do caminho é plana e bem tranquila. A guia vai falando sobre a construção, história e curiosidades





o visual é deslumbrante.




























A primeira parada foi em um lugar mais amplo sem passarelas








O visual ficou um pouco diferente, mais montanhoso






mais uma parada para chegar na parte final, a mais incrível....







até que se avista uma ponte e uma queda d'água



para chegar lá algumas curvas



uma fenda



vistas incríveis



corpos de animais marinhos nas rochas, é aqui foi mar...

à direita do ponto luminoso
e o "grand finale"























Aí seguimos sozinhos por um caminho com escadas e rampas, 2,1 km; para nós foi a parte mais cansativa.



até chegarmos ao ponto do ônibus que nos levou de volta ao estacionamento. O plano inicial era retornar de carro para essa parte final para avistar da estrada a queda d'água mas estávamos cansados e desistimos.

O caminho da volta foi igual ao da ida mas um lugar nos chamou a atenção, a cidade de Ardales.



El Caminito del Rey foi um passeio único, uma experiência maravilhosa.


























Nenhum comentário:

Postar um comentário