“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

domingo, 17 de julho de 2016

Mostar, Medjugorje, Pocitelj e Neum, Bósnia - Balcãs 2016

Para ir de Norte a Sul na Croácia obrigatoriamente se atravessa uma pequena faixa litorânea que pertence a Bósnia, é a cidade de Neum; fizemos dela a nossa base para conhecer outras próximas da fronteira. Em Neum observa-se a mesma beleza litorânea da Croácia e as fronteiras são bem tranquilas.



Já na estrada vê-se uma fortaleza em ruínas, é a cidade de Pocitelj que também se destaca por seu minarete.







Não encontramos lugar para estacionar e acabamos por vê-la só da estrada mas no site http://www.tudoparaviajar.com/destinos/europa/bosnia-e-herzegovina/pocitelj há muito mais sobre sua história e seus monumentos.

Seguimos para Mostar, a cidade conhecida pela sua bela ponte e cujo nome significa "guardiã da ponte". Importante centro de transporte no séc. XVI durante o Império Otomano teve sua ponte antiga substituída por um arco de pedra e assim oferecer maior segurança  na travessia do Rio Neretva sendo conhecida por Stari Most (ponte velha), concluída em 1.566. Sobreviveu a várias batalhas mas foi destruída assim como muitos outros edifícios durante a divisão da cidade tendo bósnios(mulçumanos)  de um lado e croatas (cristãos) do outro. Foi reconstruída a partir de pedras da mesma pedreira e com técnicas da época em que foi construída. Hoje é o símbolo da cidade que ainda apresenta muitas marcas dessa batalha civil.
Mas Mostar possui muito mais e foi uma agradável surpresa, há um clima do oriente com sua principal rua lotada de comércio turco.


O Rio Neretva cruza a cidade e é atravessado por outras pontes, às suas margens muitos restaurantes se aproveitam da sombra da vegetação.




No caminho mesquitas e seus minaretes.



Mas logo a vemos, a Stari Most e uma multidão a fotografando.








Nela há uma tradição secular de saltos, inclusive um concurso anual, e é frequente pessoas no local dispostas a saltar depois de ter arrecado dinheiro dos turistas que queiram ver e fotografar.


A ponte é bela e simbólica mas o melhor é a vista que oferece da cidade e das margens do rio.





Se afastando um pouco da multidão encontramos outra ponte, a Ponte Torta, menor mas também muito bonita e num lugar encantador.




Daqui também tem-se belas vistas.



Sinceramente...nos arrependemos de não ter feito dela a nossa base, deve ser muito bonita iluminada a noite.

Daqui seguimos para Medjugorje, um ponto de peregrinação católico após seis jovens terem tido uma visão da Virgem Maria. O Carlos lembra muito do seu tio iugoslavo falando sobre ela e decidimos ir até lá.




Daqui retornamos para o nosso hotel em Neum.



























Nenhum comentário:

Postar um comentário