“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

domingo, 7 de julho de 2013

Nevskiy Prospekt em São Petersburgo, Rússia - Rússia e Países Bálticos

São Petersburgo foi construída em 1703 por Pedro, o Grande, que queria uma nova capital russa moderna e européia. Inspirado em Amsterdam construiu a nova cidade sobre o brejo, ao redor do Rio Neva, a custa de muitas vidas de prisioneiros de guerra e camponeses, sendo formada por muitos canais e pontes maravilhosas. Em 1712 tornou-se a nova capital e após a morte de Pedro teve seu apogeu no governo de Catarina, a Grande, viúva de Pedro III, neto de Pedro, o Grande. Assim permaneceu por 200 anos até a Revolução Russa que acabou com o império czarista e fez de Moscou novamente a capital russa. Na II Guerra Mundial foi cercada pelo exército alemão por 900 dias, de 1941 a 1944, resistindo ao frio e a fome que matou milhares. Inicialmente chamada de Petergrado teve seu nome mudado para Leningrado na época da Revolução Russa e no final desta um plebiscito deu-lhe seu nome atual. Hoje é Patrimônio da Humanidade e a segunda maior cidade russa.


Fomos até a cidade de trem, uma viagem calma com duração de 4 horas mas o que nos surpreendeu foi saber que as estradas que ligam as duas cidades são as mesmas da época dos czares, cruzando vilarejos e demorando cerca de 9 horas.



Assim como fizemos em Moscou escolhemos um hotel bem central, a um passo da principal avenida da cidade a Nevskiy Prospekt, possibilitando conhecer a pé muitos dos seus principais pontos turísticos, o Grande Hotel Europa de importância histórica.

Grande Hotel Europa, ao fundo a Praça das Artes
Grande Hotel Europa
Chegamos no dia da comemoração dos 310 anos da fundação da cidade e sua avenida principal estava toda decorada, havia também uma festa com comidas típicas, sorvetes artesanais e danças além de um maravilhoso show de música clássica na praça do Palácio.

Nevskiy Prospekt
Alguns dos edifícios importantes da avenida estavam muito próximos como o Portik Rusca, entrada antiga de uma galeria de lojas, Gostinyy Dvor, principal bazar da cidade e a Casa Singer, das antigas máquinas. Ao fundo vê-se a torre em agulha do Almirantado.

Gostinyy Dvor à direita
Portik Rusca
Casa Singer
Em frente à Casa Singer, ao lado de um dos principais canais da cidade, o Canal Griboedov, está a Catedral de Nossa Senhora de Kazan. Construída entre 1801 e 1811 foi inspirada na Basílica de S. Pedro do Vaticano apresentando um arco com 96 colunas tendo ao centro uma cúpula  de 80 metros de altura.

Catedral de Nossa Senhora de Kazan
canal Griboedov
canal Griboedov
Na foto acima vemos ao fundo a maravilhosa Igreja da Ressurreição do Salvador ou Igreja do Sangue Derramado pois foi aqui que o Czar Alexandre II sofreu um atentado vindo a morrer. Não tem como não ficar fascinado com suas cúpulas coloridas, as molduras de suas janelas, seus 7000 m2 de mosaicos. Hoje é um museu.






Era o início das Noites Brancas, escurecendo só após às 2:00 horas e de noite vimos a igreja banhada pelo sol deixando-a ainda mais bonita.




São Petersburgo é uma cidade muito bonita mas para absorvê-la melhor o fotógrafo russo Rusten Adagamov tirou fotos aéreas, o resultado é incrível e estarei colocando no final de cada postagem algumas dessas fotos.

Nevskiy Prospekt
Catedral Nossa Senhora de Kazan
Igreja do Sangue Derramado e Canal Griboedov
a igreja em detalhes
a igreja e o Almirantado ao fundo






































Nenhum comentário:

Postar um comentário