“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

terça-feira, 2 de julho de 2013

Suzdal, Rússia - Rússia e Países Bálticos 2013

Das cidades que visitamos do Anel de Ouro esta é a mais bonita, bucólica e agradável. Construída ao redor do Rio Kamenka no início do séc. XI consegue reunir nos seus nove quilômetros quadrados 5 mosteiros e 30 igrejas. É um belo exemplo de uma cidade medieval russa com seu kremlin protegendo a cidade e seus conventos. Interessante saber que o Kremlin de Moscou, que originou a cidade, foi construído para proteger o principado de Rostov e Suzdal. Afastada das vias férreas conseguiu se manter inalterada, escapando das indústrias e dos prédios cinzentos do período bolchevique. Passear pela cidade é andar por um museu a céu aberto, para qualquer lado que se olha se vêem cúpulas, torres e campanários.

kremlin de Suzdal

As muralhas do kremlin da cidade não se preservaram, o que se vê é a Catedral da Natividade e o antigo palácio do arcebispo, hoje o Museu Suzdal.

Kremlin
Catedral da Natividade
Palácio do Arcebispo
Saímos dessa região por uma ponte sobre o rio Kamenka para chegar no Museu Suzdal de Arquitetura de Madeira que reúne vários edifícios de madeira, alguns trazidos de outros locais do país, incluindo a incrível Igreja da Transfiguração construída em 1756 sem usar um único prego. Este museu mostra uma antiga cidade russa camponesa com suas casas, moinhos e igrejas.

Igreja da Transfiguração


iconostase no interior da igreja

vila com suas casas e moinho
casa
Daqui tem-se lindas vistas da cidade




Dentre os mosteiros o mais importante é o Mosteiro de Sto. Euthymius de 1352 cujas muralhas fortificadas têm 6 metros de espessura intercaladas por 12 torres. No seu interior há várias igrejas e  um hospital, de 1766 a 1967 funcionou como uma prisão inicialmente para hereges e depois para dissidentes do governo bolchevique. 

entrada do mosteiro
muralhas e torres

horta no seu interior chamada de jardim farmacêutico
porta de entrada vista do seu interior
Sua principal igreja é a  Catedral da Transfiguração cujo interior é totalmente recoberto por murais do séc. XVII em tons vibrantes . No dia da nossa visita houve uma breve apresentação de monges cantores, emocionante...

Catedral da Transfiguração e Campanário à direita






No hall de entrada da catedral está um ícone de Jesus Cristo que originalmente se encontrava no túmulo de Dmitry Pozharsky, um príncipe russo que é herói nacional. O túmulo está ao lado da catedral.

túmulo de Dmitry Pozharsky
lindo ícone
Faz parte do complexo o campanário, com destaque para o conjunto de sinos cuja operação é manual.



Este mosteiro está às margens do rio quase em frente a outro mosteiro importante, o Mosteiro da Intercessão ou Mosteiro Pokrovsky, fundado em 1364 serviu para exílio de esposas repudiadas pelo czar.

Mosteiro da Intercessão

Olhando para os outros lados......





Na região próxima ao Kremlin mais igrejas e uma praça principal onde é realizado o mercado.






 charrete para turistas na praça principal






























Nenhum comentário:

Postar um comentário