“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

sábado, 27 de julho de 2013

Riga II, Letônia - Rússia e Países Bálticos 2013

A Praça da Câmara Municipal ou Ratlauskums é a principal praça da cidade,tendo ao centro uma estátua de Roland, uma figura lendária medieval e um dos cavaleiros de Carlos Magno.

Praça da Câmara Municipal com a Igreja de S. Pedro ao fundo
A praça era o local do mercado e das execuções e a prefeitura é um edifício de 1334.

Câmara Municipal
Em direção ao Rio Daugava fica o único edifício que destoa dos demais, da era soviética hoje abriga o Museu da Ocupação da Letônia registrando os momentos difíceis da ocupação nazista e posteriormente da ocupação soviética. À frente deste edifício fica o Monumento aos Fuzileiros da Letônia que serviram ao exército vermelho, nada querido pelos seus habitantes. Passando sobre o rio está a Ponte Akmens ou Ponte de Pedra.

Museu da Ocupação da Letônia e Monumento aos Fuzileiros
Ponte Akmens ou Ponte de Pedra
Mas o edifício que mais atrai as atenções é a Casa dos Cabeças Negras que assim como em Tallinn era o local de encontro dos comerciantes alemães solteiros. Sua fachada estilo holandês tem um relógio astronômico e as quatro figuras são de Neptuno, Mercúrio, Unidade e Paz, tem também emblemas hanseáticos e foi construída em 1334. Ao lado está a Casa Suábia construída em 1891. Ambas foram abandonadas e bombardeadas na II Guerra Mundial e o que sobrou foi arrasado pelo regime soviético, as que existem hoje são de 1999.

Casa dos Cabeças Negras e Casa Suábia
Casa dos Cabeças Negras
Casa Suábia
Saindo da praça encontramos a Igreja de S. Pedro que várias vezes foi destruída e reconstruída.

Igreja de S. Pedro
Na lateral da igreja ficam os Músicos de Bremen, estátuas em bronze  dos quatro animais das fábulas dos irmão Grimm, semelhante a que existe na cidade irmã Bremen, cidade natal do fundador de Riga.

Músicos de Bremen
Fomos então em direção a Praça da Livônia ou Livu Laukmus. Aqui ficam o Grande Grêmio, local onde se reuniam os comerciantes alemães casados e a Casa dos Gatos. A Casa dos Gatos era a residência de um comerciante letão que foi recusado pelo Grande Grêmio, mandou então colocar duas estátuas de gatos com os rabos voltados para o edifício, posteriormente foi aceito e mandou inverter a direção dos rabos dos felinos.

Grande Grêmio
Casa dos Gatos

Mas a fachada que mais chama a atenção é a do Pequeno Grêmio.

Pequeno Grêmio
A praça tem outros atrativos, muitos restaurantes e bares, alguns com música ao vivo, além de ser ponto do único meio de transporte disponível na Cidade Velha, o táxi bicicleta.


Praça da Livônia
único meio de transporte

Mais uma novidade para conhecer a cidade bebericando uma cerveja ou um vinho.


Faltava conhecer o Castelo de Riga que fica às margens do rio e é a residência oficial do presidente da Letônia sendo um edifício resultante de várias reconstruções.

Castelo de Riga

Não é um edifício que impressiona mas no caminho encontramos vários locais mais novos e muito mais bonitos.






Passava das 21:00 horas e nada nos emocionou mais do que o magnífico pôr do sol.



Um outro destaque da cidade são as fachadas art nouveau, fachadas muito trabalhadas construídas no início do séc.XX, época em que a cidade vivia um apogeu.








Há muitos outras em Riga e muito mais bonitas mas não tivemos tempo para explorá-las.












































Nenhum comentário:

Postar um comentário