“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Glencoe e Fort William, Escócia - Grã-Bretanha 2014

Nossa próxima parada era em Fort William mas a atração principal era o caminho até ela, seguiríamos pelo Glencoe, considerado o vale mais espetacular das Highlands. Formado por montanhas, rios e cachoeiras oferece um visual impactante, é habitat de vários animais mas infelizmente não vimos nenhum.

Glencoe
Além de tanta beleza foi palco de um dos episódios mais marcantes da história da Escócia, o massacre de 1692, quando 38 homens do clã dos MacDonalds foram mortos em suas casas por soldados  do rei que ali estavam hospedados a semanas. As casas queimadas, o frio intenso e a falta de alimentos levou à morte mais de 40 mulheres e crianças. Aproveitando-se de um erro burocrático o clã Campbell ajudou a compor com as forças do rei esse ato de covardia e injustiça.

História a parte o lugar é maravilhoso apesar do dia chuvoso e nublado, nada mais a falar....só as fotos para tentar mostrar toda essa beleza.











Dormimos em Fort William que serve de base para passeios no Ben Nevis, o pico mais alto da Escócia com 1344 metros. A cidade às margens do Lago Eil possui bons hotéis e restaurantes e torna-se uma boa base para explorar a região.

Fort William
Fort William

Aproveitamos para ir até Glenfinnan que possui o Monumento Glenfinnan homenageando os partidários do príncipe num levante jacobita. Mas atualmente a principal atração é seu viaduto, Viaduto Glenfinnan, construído no final do séc. XIX é rota do trem turístico jacobita mas representou o "Expresso de Hogwarts" no filme Harry Potter.

Monumento Glefinnan

Viaduto Glenfinnan ou Expresso Hogwarts























Nenhum comentário:

Postar um comentário