“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Vitorchiano, Castel di Tora, Collalto Sabino - Itália 2015

Ainda na região do Lázio começamos o dia conhecendo Vitorchiano que também está construída sobre o tufo e também possui passado etrusco, romano e medieval. Aqui mais uma vez ficamos impressionados pela localização à beira de um penhasco 285 metros acima do nível do mar.



Do outro lado do penhasco Vitorchiano está protegida por uma muralha intercalada por torres, vista com mais detalhes na entrada da cidade.



A partir desta cidade começamos a encontrar monumentos em homenagem aos mortos em guerras.



Na ponte acima do penhasco pode-se avistar em detalhes a cidade e o penhasco mas hoje há uma rede que impede uma boa visualização, acredito que para evitar acidentes, mas basta seguir a primeira rua à direita após a ponte e parar numa pequena praça para se ter a vista "cartão postal" de Vitorchiano.








Seguimos por uma área montanhosa do Lázio








até chegar em Castel di Tora, construída sobre uma colina rochosa no Lago Turano, um lago artificial com barragem para produção de energia elétrica.





Contornamos a colina e subimos de carro até um estacionamento já quase no topo



daqui avistamos o lago



subimos mais um pouco e paramos numa varanda  de uma casa na borda do penhasco


e ficamos com inveja da vista que eles tem de lá


À esquerda da ponte  fica o Castelo de Antuni.



Descemos e continuamos nosso caminho pela Strada Provinciale 34 de onde sai o acesso para o castelo mas seguimos até um lugar nas margens do lago onde pudemos avistar melhor o castelo, a cidade e o lago.










Ainda na região montanhosa do Monte Navegna na região do Lázio fomos para Collalto Sabino, construída a 980 metros acima do nível do mar conserva muralhas e um castelo do séc. XIII.







Mesmo num dia nublado vê-se a beleza da região.
































Nenhum comentário:

Postar um comentário