“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Bâlea Cascada, Fagaras e Biertan, Romênia - Grécia e Romênia 2018

Saindo de Sibiu nossa parada foi em Sighisoara mas no caminho conhecemos lugares muito legais. Primeiro tentamos mais uma vez percorrer um pouco da Transfagarasan mas só conseguimos ir até o ponto de onde sai o teleférico para o Lago Balea. Quando saímos da cidade a temperatura era de 24°C mas quando começamos a percorrer a estrada mudou tudo, o visual e a temperatura que caiu para 19°C.






Na área de onde sai o teleférico, que percorre uma grande distância a uma grande altura, ficam lojas, restaurantes, banheiros e áreas para pic-nic, daqui já avistamos a Bâlea Cascada e a água chegando aqui em baixo.








Pensamos em ir até o lago mas o frio já estava intenso e lá em cima seria pior, acabamos por desistir. Fomos um pouco mais para a frente com o carro mas logo encontramos o bloqueio da estrada e a presença de blocos de gelo.



Uma pena já que é a partir do lago que começa o grande barato da Transfagarasan como mostra a foto abaixo tirada do site https://www.romanianfriend.com


terá que ficar para uma outra vez...

Apesar da estrada ainda fechada era uma época onde muitos animais encontravam-se com filhotes, foram muitas cegonhas, lindas...



Próxima parada Fagaras, a ideia era ver o seu castelo mas assim que chegamos nos encantamos pela linda Catedral.





E era só atravessar a rua e estávamos no castelo, totalmente rodeado por água, lugar lindo...










No caminho pela Transilvânia passamos por pequenos vilarejos e era frequente encontrarmos igrejas que mais pareciam fortalezas, são as Igrejas Fortificadas construídas pelos saxões católicos no final da Idade Média quando a igreja era o centro de tudo e guardava riquezas; suas fortificações a protegia e protegia seus habitantes de invasores. Foram muitas, mais de 300, hoje ainda há bastante mas algumas compensam mais a visita e a nossa primeira foi em Biertan que logo nos agradou pela simplicidade. Como são muitas escolhemos uma para visitar o interior, a de Viscri no dia seguinte, esta só vimos o exterior.















Nenhum comentário:

Postar um comentário