“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Paestum - Itália 2015

Os gregos vindos da cidade de Sybaris na Calábria fundaram Poseidonia no séc. VI a.C. e aqui construiram três magníficos templos com colunas dóricas. Em 273 a.C.os romanos ocuparam a região e mudaram seu nome para Paestum construindo estradas, foruns e teatros. No séc. V d.C. os cristãos converteram um dos templos em igreja. Por volta do séc. IX a cidade foi abandonada e a população quase toda dizimada seja pela malária seja pela invasão de sarracenos. Os templos acabaram sendo encobertos pela mata e a cidade só foi redescoberta no séc. XVIII quando da construção de uma estrada.

Paestum, junto com os templos da Sicília, está na lista das mais bem conservadas ruínas gregas do mundo.


Nem chegamos a comprar o ingresso pois, mesmo o local estando cercado, há uma rua ao lado da cerca de onde pode-se ver quase tudo.


O primeiro templo foi o das fotos acima, o Templo de Poseidon, dedicado a Zeus, recebeu o nome da cidade; é o maior e o mais bonito.
Depois vimos ruínas baixas, provavelmente de casas, lojas e ruas e até do forum.





Vimos então o anfiteatro romano do séc. I d.C.




O local onde aconteciam as assembléias



e por fim o Templo de Athenas ou de Ceres, só não avistamos o Templo de Hera.


Viemos de Tropea até aqui quase sempre à beira mar, a distância é grande e só paramos quando o que víamos nos agradava muito. Além de vilas medievais e pitorescas tivemos vistas deslumbrantes em estradas estreitas e sinuosas, afinal este é o caminho que continua na famosa Via Amalfitana.

Amantea



Belmonte, encantadora, num caminho cheio de curvas de onde se avista a montanha, o mar e o Monumento Michele Bianchi.







Aqui nos surpreendemos com um dos jardins do lado de fora da casa.


mais belezas







Passamos por Maratea e pudemos ver o Cristo lá no alto.


e seguimos cercados pelo mar e pelas montanhas











Bella Itália, belíssima....



















Nenhum comentário:

Postar um comentário