“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

terça-feira, 12 de novembro de 2013

A medieval Besalú e Girona, Catalúnia - Espanha 2013

Esta pequena vila medieval com ruas e fachadas de pedra tem como grande destaque uma ponte medieval do séc. XI sobre o Rio Fluviá. Construída no local de uma ponte romana, foi reconstruída duas vezes, uma no séc. XIV e outra após ser destruída na guerra civil espanhola. Possui dois trechos em ângulo e é formada por oito arcos e uma torre central. Na parte que dá  acesso à cidade possui duas fortificações que se uniam às muralhas e onde era cobrado o pedágio.

Chegamos em Besalú num domingo, final de tarde e com chuva e assim a encontramos...



Percorrendo as ruas de pedra encontramos várias lojinhas de artesanato, algumas bem interessantes, com muita porcelana e relógios antigos. Nos encantamos com as lindas fachadas, a praça com vários restaurantes, seus becos e ruelas.






Passamos pela atual paróquia da cidade, a Igreja de São Vicente, igreja românica de 977.


Até que chegamos à ponte, o centro das atenções da cidade.







Quanto mais a percorremos mais linda ela fica tendo a cidade ao fundo...





Aí a chuva voltou...

O dia seguinte amanheceu ensolarado e antes de irmos embora passamos novamente por ela e a fotografamos com um lindo céu azul.


Nossa próxima parada seria em Girona mas a cidade estava tão movimentada nesta segunda-feira que não encontrávamos lugar para estacionar. Decidimos seguir em frente e só paramos para tirar uma foto de um dos cartões postais, as casa coloridas se refletindo nas águas do Rio Onyar.



Essas fotos foram tiradas da Ponte de São Félix que termina na praça do mesmo nome e onde se destaca a Igreja de Sant Feliu, a mais importante construção gótica da cidade. Na foto abaixo vê-se também a Catedral à direita.














Nenhum comentário:

Postar um comentário