“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Kremlin, Moscou, Rússia - Rússia e Países Bálticos 2013

O Kremlin é a parte mais antiga da cidade, consiste em  2,5 km de altas muralhas com 20 torres intercaladas. Sua estrutura inicial em madeira data de 1156, após mais de  três séculos arquitetos italianos começaram a construção das muralhas e torres de tijolos assim como a da Catedral da Assunção e do Palácio Facetado. No início era a cidadela dos czares, foi o local do comando central no período soviético quando teve igrejas e palácios destruídos, atualmente é o local onde o presidente russo trabalha.

É impressionante avistá-lo do Rio Moscou: uma grande muralha, suas torres e lindas cúpulas douradas de suas igrejas.




No lado voltado para o rio avista-se o luxuoso Grande Palácio do Kremlin, o qual não se pode visitar, tendo ao lado esquerdo a Armaria e à direita as Catedrais da Anunciação e do Arcanjo.



A entrada se dá pela Torre da Trindade ou Torre Borowiski, a mesma pela qual Napoleão entrou em triunfo em 1812, viu Moscou queimar e saiu derrotado um mês depois. Esta era a porta de entrada dos patriarcas, das mulheres e das filhas dos czares. É a torre mais alta do Kremlin com 7 andares e 76 m de altura.

Torre da Trindade
Logo após vê-se o Arsenal do Kremlin, um depósito de armas, munições e equipamentos militares tendo a frente 750 canhões alguns pertencentes às tropas de Napoleão. Do lado oposto está o Palácio Oficial, único edifício moderno do Kremlin usado atualmente para concertos e óperas.

Arsenal

Mais a frente está o canhão com o maior diâmetro do mundo, o Canhão do Czar, construído em 1586 tem 1 metro de diâmetro, 5,34 metros de comprimento e pesa 40 toneladas. Nunca foi usado.

Canhão do Czar
Após o canhão encontra-se o maior sino do mundo, o Sino do Czar. Pesa 200 toneladas com 6,14 metros de altura e 6,6 metros de diâmetro. O primeiro caiu da torre e se despedaçou, quando estava sendo reconstruído houve um incêndio caindo sobre ele água fria, daí se partiu um fragmento de 11,5 toneladas. Nunca tocou.

Sino do Czar



A seguir está a Praça das Catedrais. Em primeiro plano, logo atrás do Sino do Czar, está o Campanário da Assunção com a Torre Sineira de Ivan o Grande.

foto da Wikipédia

À direita fica a Catedral da Assunção tendo ao fundo e à direita o Palácio do Patriarca e a Igreja dos Doze Apóstolos.

Catedral da Assunção e ao fundo o Palácio Patriarca e a Igreja dos Doze Apóstolos
Porta Sul da Catedral da Assunção
Nesta igreja os príncipes eram coroados e aqui eram enterrados os metropolitas e os patriarcas da Igreja Ortodoxa. Foi construída por um arquiteto italiano entre 1475 e 1479 e seu interior impressiona. As igrejas ortodoxas são diferentes das igrejas católicas, não possuem imagens mas sim ícones, o altar só é aberto quando há culto e encontra-se separado do restante da igreja pela iconóstase, geralmente de madeira possuindo de 3 a 5 fileiras com ícones pintados. As paredes são inteiramente pintadas com cenas bíblicas, os pilares de sustentação tem imagens de mártires, na parede da porta há imagens do paraíso e do juízo final, há tronos para os príncipes e para o patriarca e túmulos de quase todos os líderes da Igreja Ortodoxa Russa, não possui bancos. Infelizmente é proibido tirar fotos das igrejas aonde há cultos.

À sua esquerda está a Igreja de Deposição do Manto, com uma só cúpula era usada pelos metropolitas,  e atrás dela vê-se uma parte do Palácio Terem com suas inúmeras cúpulas douradas, nele ficam a sala do trono e o quarto do rei.

Igreja da Deposição do Manto e Palácio Terem

À frente da Catedral da Assunção está a Catedral do Arcanjo,  a última igreja  aqui construída em 1505. Todos os czares e príncipes até 1712 ( mudança da capital para São Petersburgo) estão aqui enterrados, depois disso só Pedro II que morreu na cidade.

Catedral do Arcanjo
Ao lado desta fica a Catedral da Anunciação, construída em 1484 por arquitetos russos era a capela real. Fica ao lado do que restou do Palácio Facetado.

Catedral da Anunciação e Palácio Facetado
O Palácio Facetado é uma parte do Grande Palácio do Kremlin construído em 1485. Possui um salão abobadado com uma área de 500 m2 que era a sala do trono e de banquetes e que hoje é usado para recepções oficiais. No lado sul fica a Escadaria Vermelha que era usada pelos czares para irem à Catedral da Assunção para a coroação, a última coroação foi a de Nicolau II em 1896. Foi demolida por Stalin e reconstruída em 1994.

Escadaria Vermelha do Palácio Facetado 
Contornando esse conjunto encontram-se as muralhas ao lado do Rio Moscou, o Grande Palácio do Kremlin, a Armaria e a Torre Borovitskaya.

Grande Palácio, Armaria e Torre Borovitskaya
muralhas e Rio Moscou
O Grande Palácio do Kremlin tem uma fachada de 125 metros e incluía os aposentos reais no térreo e vários salões cerimoniais no primeiro andar que hoje são usados para receber autoridades estrangeiras.
A Armaria reúne a riqueza acumulada pelos czares e príncipes russos. Possui armas e armaduras, ovos de Fabergé, jóias e coroas, carruagens e trenós, vestimentas, um trono de diamantes e o Fundo de Diamantes do Estado. As pedras preciosas presentes em coroas, cetros, espelhos e nos mais diversos objetos são enormes, é um dos tesouros mais impressionantes que visitamos.

Não se pode esquecer que é daqui que a Rússia é governada por isso  muitos edifícios são fechados ao público. Abaixo um mapa  que o mostra em sua totalidade.



Saindo pela Torre Borovitskaya chegamos ao Jardins de Alexandre, homenagem ao czar Alexandre I que restaurou a cidade e o Kremlin após as Guerras Napoleônicas. Vai da torre até o Museu de Histórico e próximo a este fica o Túmulo do Soldado Desconhecido, inaugurado em 1967 em homenagem aos mortos na II Guerra Mundial com uma chama sobe o túmulo de um soldado e a inscrição "O teu nome é desconhecido, o teu feito imortal".

Jardins de Alexandre

Túmulo do Soldado Desconhecido
troca da guarda
A noite é ainda mais bonito


No lado voltado para a Praça Vermelha destacam-se duas torres e a cúpula do Senado.

muralhas do Kremlin e cúpula do Senado
 A torre  próxima ao Museu Histórico é a Torre de Nicolau.

Torre de Nicolau
A torre próxima a catedral de São Basílio é a Torre do Salvador, era a porta principal do Kremlin e por aqui entravam os czares. Com 70 metros de altura tem o nome de um ícone colocado sobre a sua porta. Após a revolução a ordem foi retirar o ícone, tanto desta torre quanto ao  da Torre de Nicolau, há alguns anos atrás percebeu-se que os ícones ali estavam protegidos e escondidos por estuque, o enviado pelo Partido Soviético escondeu os ícones em vez de destruí-los. Esta história muito interessante está contada aqui em detalhes http://www.30giorni.it/articoli_id_77363_l6.htm

Torre do Salvador
Os sinos do relógio tocam o Hino Nacional Russo.
 De noite um espetáculo, principalmente quando há luz natural após as 22:00h.

Torre de Nicolau

Torre do Salvador
Em 1996 foi construído um complexo comercial a frente dos Jardins de Alexandre, abaixo das cúpulas de vidro, e um conjunto de fontes e estátuas inspiradas nos contos infantis.





































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário