“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Madaba e Monte Nebo, Jordânia - Terra Santa e Istambul 2012

Nosso próximo destino era Petra, distante 317 km de Amã, passaríamos o dia inteiro a caminho passando por Madaba e Monte Nebo, distantes cerca de 60 km da capital.

Madaba já aparece na Bíblia no Antigo Testamento como uma das cidades conquistadas pelas tribos de Israel. Cresceu sob domínio romano e acabou por tornar-se um importante centro da Cristandade no séc. IV. Posteriormente entrou em declínio e foi abandonada no séc. XVI, ficando abandonada até o séc. XIX quando um grupo de cristãos mudou-se de Kerak para cá em decorrência de conflitos com os mulçumanos. Esses cristãos poderiam construir suas igrejas somente no local das antigas e dessa forma foi descoberto, em 1884, um mapa mosaico que ao ser transferido para uma nova Igreja de S. Jorge foi muito danificado só sendo reconhecido seu valor histórico dez anos após.

Igreja de S. Jorge

O mapa, que provavelmente foi feito durante o reinado do Imperador Justiniano (527 a 565 d.C.), mostra a Terra Santa. As cidades estão localizadas de forma correta e destaca-se Jerusalém, que na época era Aelia Capitolina, com suas muralhas, suas portas, a Basílica do Santo Sepulcro e o Cardo Maximus.

interior da Igreja de S. Jorge

Mosaico a frente do altar

Jerusalém em detalhe no mosaico
No pátio externo há um mural com um desenho do mosaico para compreendê-lo melhor.



Monte Nebo é uma montanha na orla do Mar Morto de onde Moisés teria avistado a terra prometida antes de ali morrer. Em honra a Moisés foi construido um santuário que posteriormente tornou-se uma basílica e que hoje está sendo reconstruida e recuperada. Mesmo sem ser possível o acesso a basílica pode-se ver mosaicos do antigo santuário, geralmente representando animais, caçadores e agricultores. Do Monte Nebo tem-se espetaculares vistas do Mar Morto, do Rio Jordão e da região que seria a Terra Prometida.

Memorial de Moisés
Terra Prometida vista do Monte Nebo

Mosaicos do antigo santuário



Num local com tanta referência a mosaicos é óbvio que este se tornou o principal atrativo turístico sendo comum a visita a uma das fábricas-lojas dos mesmos. Um dos motivos mais representado é o dos animais na foto acima. Infelizmente eles são caríssimos não trouxe nem sequer um pequeno de lembrança.

mosaicos feitos a mão
Daí até Petra o visual é praticamente um só, o deserto, onde facilmente encontram-se grupos de beduínos.



























Nenhum comentário:

Postar um comentário