“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

segunda-feira, 11 de julho de 2022

Passeios em Geiranger e arredores - Noruega 2022

Anteriormente chegava-se em Geiranger ou pelo fiorde, navegável durante todo o ano, ou pela estrada 63 que chegava da região de Grotli cortando uma montanha e fechando no inverno, passamos por ela no final da primavera e a encontramos assim


Depois foi construída a parte que sai de Geiranger em direção a Andalsnes, esta parte fica aberta o ano todo e deu uma liberdade e segurança maiores para seus moradores sendo chamada de "Eagle Road", estrada das águias, muito famosa pelas 11 curvas bem acentuadas e o mirante no topo, Ornesvingen a 620 metros do nível do mar.

vista do mirante no fundo à direita

vista do centrinho
Exploramos todas as opções, primeiro fomos para o trecho na montanha onde há um acesso para a montanha Dallsnibba a 1.500 metros do nível do mar, aqui foi construída uma estrada com pedágio de 5 km que leva a Geiranger Skywalk e um visual maravilhoso, é a vista de um fiorde do ponto mais alto.


arredores assim



Depois fizemos a parte que começa com a Eagle Road, primeiro passamos por uma região com muitas fazendas, muitos animais e um lago incrível onde fiz muitas fotografias com um reflexo maravilhoso, Eidsvatnet.




Depois pegamos a balsa, passamos por Valldal e começamos a explorar uma estrada com lugares maravilhosos.



Esse trecho da 63 vai até Andalsnes passando por Trollstigen mas já sabíamos que estava fechado devido a uma avalanche, mesmo assim tentamos nos aproximar, a cada trecho montanhas com muito mais gelo,


até que cerca de 4 km de distância da Trollstigen encontramos vários carros parados, muitos tiveram a mesma ideia que nós, as pessoas estavam saindo do carro e se dirigindo a pé pela estrada, já estava difícil manobrar tendo poucos carros atrás de nós imagine depois, resolvemos voltar...


Na volta paramos em lugares lindos pelos quais tínhamos passado




Por último Gudbrandsjuvet, uma queda de água com passarelas, no local há banheiros e restaurante.



que delícia passar por um lugar como esse






Por último fizemos o cruzeiro pelo fiorde, o dia estava nublado e não ajudou muito mas gostei do áudio guia em português e das cachoeiras, é claro.





Cachoeira Sete Irmãs, visível do Ornesvingen

antigas fazendas

paredões de 1.700 metros




Maravilhosa Geiranger, dias inesquecíveis...











































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário