“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

domingo, 30 de junho de 2013

Vladimir, Rússia - Rússia e Países Bálticos 2013

Vladimir, situada a 200 km de Moscou, foi fundada no séc. XI tornando-se capital da Rússia antiga em 1157. É dessa época a maior parte dos monumentos históricos da cidade começando pela sua porta de entrada, a Porta Dourada, construída em 1163 como uma fortaleza com portas de carvalho maciço com cobre dourado. Eram muitas as portas de Vladimir mas foi sob esta que entraram na cidade os príncipes russos que aqui eram coroados na Catedral da Assunção, por aqui também saíram as tropas russas nas batalhas contra os mongóis e nela ainda estão os ícones russos que foram caiados no período bolchevique, hoje é o símbolo da cidade.

Porta Dourada

Visitamos o Museu de Cristal que fica num prédio a frente da Porta Dourada e que era a Igreja da Trindade construída entre 1913 e 1916. Neste lindo edifício de tijolos vermelhos há exposição de artesanato russo como os feitos em cristal, pinturas em laca e bordados.

Museu de Cristal

pinturas em laca
A principal catedral da cidade, a Catedral da Assunção, construída entre 1158 e 1160 num local bem acima do rio, é ricamente decorada e foi palco de várias coroações. Possuía uma única cúpula, as quatro a mais que hoje existem foram acrescentadas após um incêndio e serviu de modelo para a parte externa da Catedral de Assunção de Moscou.

Praça da Catedral
 Infelizmente sua visualização é prejudicada pelo campanário a sua frente.

Catedral da Assunção
Outro destaque dessa região é a Catedral de S. Dmitriy, típica construção de uma igreja ortodoxa russa em pedra calcária branca com uma fileira de janelas e uma única cúpula tem como destaque mais de mil baixos-relevos com grifos, leões, centauros, aves e plantas. Sobre a janela na parede sul está a escultura de Alexandre, o Grande, subindo aos céus.

Catedral de S. Dmitriy

baixos-relevos

Entre as duas catedrais há um mirante de onde se avista a cidade e de onde se tem a melhor vista da Catedral da Assunção.

Rio Klyazma e parte industrial da cidade
Catedral da Assunção

















Nenhum comentário:

Postar um comentário