“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Cuéllar e Penafiel, Castilla e León - Espanha 2013

Cuéllar  possui muitas igrejas em estilo mudejar, herança de uma grande comunidade mulçumana que ali viveu até o séc. XV.


No seu centro histórico amuralhado encontram-se o Castelo dos Duques de Albuquerque e a Igreja de San Martin mas não nos impressionou pois  parece que já foi bastante modificado.


O castelo, uma estrutura militar do séc. XIII, foi transformado em um palácio no séc. XV e habitado pelos Condes de Albuquerque por vários anos até que no séc. XIX encontrava-se abandonado. Foi então usado como prisão para políticos e como sanatório, a partir dos anos 70 foi restaurado e hoje é um centro de ensino profissional.

Castelo dos Duques de Albuquerque
Bem próximo ao castelo fica a Igreja de San Martin cujo templo é do séc. XII.

Igreja de San Martin
Penafiel  é uma das principais cidades da Ribeira del Duero, região em volta do Rio Douro, aquele mesmo de Portugal que cruza a cidade do Porto para chegar ao Atlântico. Assim como lá é uma região importante na produção de bons vinhos e o castelo de Penafiel está rodeado de bodegas além de abrigar o Museu Provincial do Vinho.

O Castelo de Penafiel é uma construção gótica do séc. XI que se assemelha a um navio e que pode ser visto de qualquer ponto da cidade.






De lá avista-se a cidade e muitas vinícolas



Uma das mais importantes vinícolas é a Protos que fica aos pés do castelo.





A cidade é muito agradável e bonita


  Ficamos no Hotel Convento las Claras que preserva a antiga igreja além de ter uma bonita vista do castelo.


Igreja do Convento Las Claras
Mais uma linda imagem do castelo




































além de seu grande centro amuralhado com o Castelo dos Duques de Albuquerque

Nenhum comentário:

Postar um comentário