“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Viscri, Mesendorf, Rupea e Rasnov, Romênia - Grécia e Romênia 2018

Neste dia saímos de Sighisoara em direção a Brasov e no caminho percorremos uma grande e bela área rural da Transilvânia passando por fortalezas e igrejas fortificadas.

Cetatea Taraneasca

Entre área verde e cultivada pequenos vilarejos com ruas sem asfalto, casas coloridas e igrejas,









algumas com fortificações, pena que nem todas são preservadas.



Paramos em Viscri onde fica uma das igrejas fortificadas mais bem preservada e visitamos seu interior





telhado frequente nas construções daqui




Das fortificações lindas vistas da região





Mas o que mais nos encantou foi a simplicidade do vilarejo.




Depois fomos para Rupea, outro vilarejo cujo destaque é sua fortificação, a Rupea Citadel. Acredita-se que está construída sobre as ruínas da fortaleza do último rei Dácio que aqui teria se matado para não cair nas mãos dos romanos. Posteriormente foi usada contra invasões turcas e como refúgio em surtos de peste e sua restauração é recente. O acesso é bem fácil, chega-se de carro até o seu portão, mas não chegamos a visitar o seu interior.

Rupea







Depois fomos para uma fortaleza mais conhecida e bem próxima a Brasov, a Rasnov Citadel do séc. XIII. Aqui não é possível chegar com o carro mas há cavalos, um trenzinho e trilhas e, no meio do caminho, um parque de dinossauros... Também não entramos, nos contentamos com o exterior que é o que os diferencia e, para nós, o mais bonito.









Um pouco antes de Viscri passamos por Mesendorf, outro vilarejo com igreja fortificada, mas como a daqui não é tão famosa fica fechada e há um aviso no portão dizendo onde fica a chave....















Nenhum comentário:

Postar um comentário