“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Rocamadour, França - Sul da França e Suíça 2012

Ainda estávamos encantados com a nossa visita à Gruta de Padirac quando vimos pela primeira vez a incrível cidade de Rocamadour pelo mirante na aldeia L'Hospitalet.



Situada no vale do Rio Alzou é basicamente uma única rua com hotéis, lojas e restaurantes tendo um santuário construído no penhasco e um castelo no topo.

início da rua principal pela Porta da Árvore

Porta Salmão

Porta Salmão

saída da rua principal
o outro lado do vale
Da rua principal já  se tem uma ideia do santuário e do castelo.




torre do castelo, a parte mais alta

Atrás dela consegue-se ter-se uma visão mais global de todo o complexo.


Diz a lenda que o eremita Zaqueu de Jericó aqui chegou após a morte de Cristo, tomou o nome de Amator ou Amatour e fundou um pequeno oratório na rocha, Rocha de Amatour; teria sido ele a trazer para cá a Virgem Negra.  Em 1116 teria sido descoberto seu corpo íntegro e o santuário passou a ser um local de peregrinação de toda a Cristandade. Hoje recebe mais de um milhão e meio de visitantes por ano.

O santuário é composto de 7 capelas construídas na mesma pedra, um castelo e uma escada monumental com 216 degraus por onde subiam os peregrinos de joelhos.

trecho da muralha




Capela de St.-Sauveur e Capela Ste.-Anne à direita

Capela de Ste.-Anne



torre do palácio dos bispos


parte da escada dos peregrinos


Em uma das capelas, a de Notre Dame, se encontra a estátua em madeira da Virgem Negra do séc. XII.



Tem-se lindas vistas do vale e da cidade.



O acesso pode ser pela escadaria dos peregrinos ou por um elevador que fica na rua principal. Daqui há uma rampa até o castelo ou sobe-se por um teleférico de rota inclinada. Também pode-se chegar ao castelo pela aldeia  L'Hospitalet.

grutas no caminho


castelo
A noite o santuário fica iluminado.




Mas foi no dia seguinte pela manhã que tivemos uma surpresa maravilhosa, quando chegamos na aldeia L'Hospitalet avistamos Rocamadour envolta na neblina. Diz-se que Cordes recebe o nome de Cordes-sur-Ciel pois parece estar sobre as nuvens, não a vimos assim mas foi aqui que tivemos a ideia de como deve ficar.

























3 comentários: