“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Periferia de Roma - Itália 2010

Tínhamos alguns dias livres e decidimos por este roteiro há muito sonhado. Quando assisti ao filme "Only You" de 1994 fiquei fascinada por vários locais mostrados mas foi a cidade de Positano e a Costiera Amalfitana que mais me encantaram, desde daquela época tinha o sonho de conhecer essa região. Esta viagem seria a realização deste sonho mas foi a Sicília que mais nos surpreendeu e agradou. Chegamos ao aeroporto de Roma e lá pegamos nosso carro seguindo para a costa de Fiumicino, ficamos num hotel a beira mar, Hotel del Mare,  bem razoável mas seu maior atrativo é o restaurante ao lado, Ristorante Oltremare, excelente.

  • Ostia Antica: há muito a ser visto ao redor de Roma mas tínhamos somente um dia pra conhecer alguns lugares e chegar em Amalfi. Escolhemos este local pela proximidade do aeroporto e por se tratar de um sítio arqueológico. Este local foi o principal porto de Roma, um agitado centro comercial com Forum, Capitólio, Teatros que entrou em declínio a partir do séc. V, suas escavações começaram em 1800 e seu nome refere-se a ostium, foz do rio Tibre antes de chegar ao Mar Tirreno.
Antes de entrar no sítio vale a pena conhecer a vila, a igreja de Santa Áurea e o Castelo de Giulio II, um castelo militar do séc. XV. A vila é habitada e muito graciosa com casas em terracota e muitos gatos.
Castelo Giulio

O ingresso ao sítio custa 6,50 euros incluindo entrada no museu. São ruínas impressionantes, principalmente o teatro que ainda hoje exibe espetáculos.
rua e ruínas
mosaico
teatro
termas do Forum
  • Tivoli:  uma cidade nas montanhas com vários atrativos. Primeiro fomos a Villa Gregoriana situada num vale com desfiladeiros, grutas e lagoas e rodeada por dois templos, Vesta e Sybil.
cachoeiras
grutas
Templo de Vesta

Depois fomos a famosa Villa D'Este construida em 1550 a partir de um mosteiro para o cardeal Ippolito d'Este é uma mansão com terraços, jardins e fontes.
detalhe do teto no interior da mansão
jardins

fontes
Fonte de Netuno
 Ainda havia outra grande atração, Villa Adriana, construida pela Imperador Adriano para ser seu refúgio reproduz maravilhas que ele havia visto no mundo além de termas, teatro, biblioteca etc mas já era tarde e teríamos que estar em Amalfi a noite. Quem sabe uma outra vez.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário