“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Milão, Itália - Milão Paris 2008

Esta  foi a primeira viagem por países em que a língua não era latina, até então só tínhamos viajado por Argentina e Chile na América do Sul e por Portugal, Espanha e Itália na Europa. Foi  um desafio quer
pela língua, quer pelos costumes. Roteiro feito, imprimi os trajetos através do Google Maps, depois de alguns dias já reconhecíamos algumas palavras alemãs como ausgang, fliughafen, zentrum entre outras. Nas viagens posteriores a esta já tínhamos um GPS e na próxima já estaremos com um tablet, viva a tecnologia... Foram 28 dias, a maior parte deles passada na Alemanha. Foi também na construção deste roteiro que comecei a ler blogs de viagem e conheci o Direto da Alemanha, o Conexão Paris, Viagens e Imagens entre outros. Reservamos somente os hotéis de chegada e saída, Milão e Paris, e o de Munique pois estaríamos na cidade na época de Oktoberfest.

  • Milão: chegamos por Milão, ficaríamos uma tarde na cidade para pegar nosso carro alugado no dia seguinte. Escolhemos um hotel próximo a Fiera di Milano, uma área reservada para exposições com acesso do aeroporto por um serviço regular de ônibus, estação de metro próxima e bons restaurantes, inclusive um de comida brasileira.
O pouco tempo foi usado para conhecer a região central, facilmente alcançada pelo metro. Para quem se programar com uma boa antecedência há a possibilidade de visitar "Il Cenacolo Vinciano", afresco de Leonardo da Vinci que retrata a Última Ceia e que foi pintado na parede do refeitório do convento Santa Maria delle Grazie. O agendamento da visita é obrigatório e se faz pelo site http://www.vivaticket.it/evento.php?id_evento=298097&op=cenacoloVinciano
Saimos do metro direto na  Piazza del Duomo, de frente para a imponente Catedral de Milão, o Duomo, uma gigantesca catedral gótica do séc. XIV cujo telhado apresenta 135 agulhas e numerosas estátuas e gárgulas.


vitral no interior do Duomo
Na mesma praça está a Galleria Vittorio Emanuele com entradas pela Piazza del Duomo e pela Piazza della Scala, onde se encontra o famoso Teatro alla Scala. A galeria, conhecida como a sala de visitas de Milão, tem um formato de cruz, no seu centro há mosaicos representando os quatro continentes e outros representando a Arte, a Agricultura, a Ciência e a Indústria.

Piazza del Duomo
Galeria Vittorio Emanuele
Nas redondezas da praça encontramos o Castelo Sforzesco, hoje um museu, o Teatro alla Scala, inaugurado em 1778 é uma prestigiada casa de ópera e o quadrilátero, ruas que concentram lojas de grife com preços exorbitantes.
Castelo Sforzesco





















Nenhum comentário:

Postar um comentário