“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Paraguai, Argentina e Itaipú - Foz de Iguaçú 2010

Depois de um dia com tanta emoção, o  Macuco Safari foi incrível..., optamos por fazer o roteiro das compras. Compramos uma ida e volta para Ciudad del Este no Paraguai, este passeio pode durar de 1 a 7 horas pois os ônibus circulam em vários horários. A travessia pela Ponte da Amizade é lenta, o trânsito é caótico e, por ser sábado, estava infernal, levamos mais de uma hora para chegar. O ônibus para no estacionamento de um mini shopping e, segundo o guia, lá ficavam as lojas mais confiáveis. Pretendia comprar um GPS e foi lá mesmo que comprei, funcionou direito mais era frágil e após alguns meses já estava quebrado....Decidimos conhecer um pouco mais da cidade, são várias lojas, umas ao lado das outras, geralmente as próximas vendem produtos semelhantes. Encontra-se de tudo, até armas e outros produtos, como pneus, que não podem entrar no Brasil. Apesar de ser impossível a fiscalização de tudo o que entra no país, o ideal é obter informações sobre o que é legalizado, aconselho o site www.comprasparaguai.com.br

O calor, a multidão, a sujeira e a falta de confiança nos ver voltar rapidinho para o hotel mas lá são realizadas muitas compras, são muitos sacoleiros e com sacolas bem cheias. É comum a oferta de um transporte gratuito a um duty free na fronteira com a Argentina, lá pode-se comprar bebidas, perfumes, chocolates, roupas e outras cositas mas sem pagamento de impostos, lembrando que há um limite de U$300 pra o total comprado,  Argentina mais Paraguai.
De volta ao Brasil fomos almoçar numa churrascaria e conversando com o taxista combinamos um preço fixo para o dia seguinte, não lembro do valor agora mas era bem razoável. A idéia era conhecer Itaipú, outros atrativos de Foz e terminar o dia nas cataratas do lado argentino.
Infelizmente o dia seguinte foi de chuva, aquela chuva constante que dura o dia inteiro.

Itaipú oferece alguns passeios, todos com guia, havendo inclusive passeio noturno. Optamos pelo circuito especial com duração de 2horas e meia. Após um filme sobre a construção do complexo visita-se a usina.

barragem
vertedouro
Infelizmente o dia chuvoso e com muita neblina prejudicou a nitidez das imagens.

A Estação Catedral, dentro da barragem, recebe esse nome pela sua arquitetura côncova lembrando uma igreja.

Estação Central
Do lado de fora estão os condutos, largos tubos por onde a água passa, chegando até a escoar 700 mil litros de água por segundo.

Fomos a Sala do Comando Central que apresenta uma linha amarela mostrando o local da fronteira entre Brasil e Paraguai. Nela há técnicos dos dois países controlando o funcionamento da usina.
Comando Central


No edifício de produção pode-se ver o eixo de uma das turbinas.



Para quem quiser mais fotos, vídeos, informações sobre a construção e funcionamento indico o site www.itaipu.gov.br
Saimos de lá orgulhosos da nossa engenharia....

Voltando para a cidade passamos pelo Templo Budista que ocupa uma área de 2,5 mil metros quadrados de área com jardins e estátuas, sendo 112 com altura de 2 metros, 4 maiores e um buda gigante com 7 metros de frente para a fronteira.


Templo Budista
A posição das mãos dessas estátuas significa boas-vindas e boa energia.





O templo estava fechado, uma pena pois lá tem mais estátuas que vieram da China.

Outro local de culto é a Mesquita, construída em 1983 pela grande comunidade islâmica da região.

Passamos pelo Marco das Três Fronteiras mas nem saímos do carro pois a chuva estava muito forte.

De lá fomos para a Argentina. O Parque das Cataratas de lá possui passarelas inferiores e superiores para chegar na mais espetacular queda d'água, a Garganta do Diabo. Também pode-se chegar a ela com um trem ecológico seguido de uma caminhada de cerca de 2 km. Mas, pela intensidade da chuva, acabamos por desistir, nos restou um almoço em Puerto Iguazu que foi magnífico, acompanhado com um vinho local...nham nham....

Estive em Foz há cerca de 34 anos atrás, a estrutura não era tão boa mas as cataratas já me impressionaram, e muito, pela beleza das quedas. Nessa época visitei o lado argentino caminhando vários quilômetros em passarelas, o esforço foi totalmente recompensado pela estonteante beleza da queda Garganta do Diabo, a força da água era impressionante e os vôos rasantes das andorinhas encantavam. Após tanto tempo ainda tenho essa imagem gravada....

Visitar as cataratas, conhecer as cidades dos três países, conhecer os outros atrativos, sentir-se orgulhoso pela eficiente Itaipú, apreciar bons pratos de diferentes culinárias....tudo isso vale muito a pena e não custa muito sendo bem acessível e bastando 3 a 4 dias....Está nos nos nossos planos voltar a Foz dessa vez com toda a família.....














Nenhum comentário:

Postar um comentário