“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

A inexpugnável Siurana, Catalúnia - Espanha 2013

Desde que vi fotos desta cidade no www.albertsolerd.blogspot.com decidi incluí-la no nosso roteiro.  O acesso não é fácil, saindo de Poblet rodamos cerca de 40 km numa estrada estreita e cheia de curvas, entre as montanhas de Prades e a Serra de Montsant.





Até que chegamos em Siurana, cidade que foi ocupada pelos mulçumanos no séc. XI e que teve uma posição estratégica importante para retardar o avanço dos cristãos. Dessa época é o seu castelo, hoje em ruínas.



Daqui tem-se lindas vistas do desfiladeiro, suas montanhas e do Rio Siurana.




É neste local que se pode estacionar o carro seguindo a pé para a cidade onde se destaca a Igreja de Santa Maria construída nos séc. XII e XIII quando a cidade foi tomada pelos cristãos.



Percorremos suas ruas, vimos suas casas




até chegarmos ao fim do penhasco onde a cidade está assentada, a seguir só o desfiladeiro....de lá mais vistas incríveis




Daqui olhando-se para trás vê-se a cidade, sua igreja e seu castelo ....magnífico!!!





No caminho de volta há um hotel chamado Mirador de Siurana e do seu estacionamento consegue-se ter uma visão mais global da cidade.



Na descida uma família de perdizes



 No caminho encontramos Albarca, uma cidade menor, também no alto de uma colina, de onde tínhamos estas vistas.



À entrada um lugar curioso para ler...


Um espetáculo de passeio...

















2 comentários:

  1. Buscar en Internet.
    Cuevas de Cristal, Molinos, Teruel

    Únicas en España. Las estalactitas son trasparentes, como que fuesen de cristal, todo un espectáculo.

    El reportaje de Siurana, fantastico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Albert, é muito bonito, pena não termos conhecido.

      Abraços

      Excluir