“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Costa Amalfitana - Itália 2010

Saindo de Tivoli preferimos pegar a auto estrada para chegar mais rápido a Costa Amalfitana, esperávamos assim não passar pela Costiera, estrada estreita e sinuosa que percorre a costa, a noite. Ao sairmos da estrada estávamos em Salerno e não teve jeito, tivemos nossa primeira experiência na Costiera a noite. Foram cerca de 24 km até Amalfi mas a sensação era que havíamos percorrido o dobro pois a estrada é bem estreita, sinuosa e construida nos penhascos, não dava nem para admirar o visual pois a atenção tinha que ser total.
São várias as pequenas cidades da Costa Amalfitana e há todo tipo de alojamento, os hotéis com melhores vistas estilo resort são os que ficam mais afastados dos centros das cidades, nestas há desde acomodações simples a luxuosas e a não ser que se prefira um hotel mais distante se paga caro.
A escolha depende do que se prioriza, nós preferimos ficar numa posição mais central, deixar o carro no hotel e poder chegar a pé ao centro da cidade. Escolhemos Amalfi como nossa cidade base e ficamos no Hotel Aurora que possui garagem e está a 500m do centro. Nosso quarto era espaçoso com um grande terraço com vistas para o mar e a cidade mas o hotel precisa ser modernizado e oferecer mais conforto. Curtimos muito um gatinho que ficava nos jardins do hotel e que sempre vinha nos receber ao chegarmos, aliás o que não falta na Itália são gatos.





Amalfi vista do nosso terraço
anoitecer em Amalfi do nosso terraço

  • Amalfi: esta é a maior cidade da costa, foi um importante porto comercial com o Oriente Médio começando a entrar em decadência quando foi invadida pelos normandos em 1137 quando então passou a fazer parte do Reino Normando. Dessa rica época tem-se a belíssima igreja com seu famoso Duomo do séc. X. espremida na praça, de resto são pequenas casas e ruelas lotadas de restaurantes e lojinhas. Percorrendo a cidade vimos um local próximo ao Duomo com velinhas numa sacada e decidimos  jantar lá, era o mais famoso restaurante da cidade, Tratoria da Gemma, um local bonito com boa comida e um pouco caro....mas valeu a pena...
A Catedral de Amalfi apresenta uma escadaria com 62 degraus e uma linda fachada em mosaico.Sua porta em bronze veio de Constantinopla no ano 1000 e seu campanário em estilo árabe é de 1276. Destacam-se ainda o Claustro do Paraíso, um cemitério para pessoas importantes da cidade, e o jardim.
Catedral de Amalfi
Campanário
praça vista da catedral
  • Positano: de Amalfi pegamos um barco até Positano, no caminho vêem-se algumas vilas  mas é quando se aproxima de Positano que a emoção aumenta, afinal a imagem de casinhas no penhasco, mar e um duomo amarelo é muito conhecida. Há muitos anos sonhava em conhecer esta cidade e poder ver de perto esse visual.
Amalfi vista do barco
chegando em Positano
A cidade começa no mar e sobe para o penhasco em degraus pela Via Pasitea, foi aqui que vimos uma procissão para a igreja para um casamento, eram parentes e no final a noiva com seu pai descendo a cidade. No caminho encontram-se lojas, bares e restaurantes e é no alto que se tem o melhor da cidade, a vista. Encontramos a famosa imagem do duomo, casinhas e mar e tiramos uma foto do terraço do hotel onde se passa parte do filme "Only You", Hotel La Sirenuse. Ainda bem que é liberado o acesso ao terraço pois para nós este hotel é inviável, caríssimo!!! O duomo é a Igreja de Santa Maria dell'Assunta e sua famosa cúpula está coberta de azulejos  em amarelo, azul e verde.

Positano
  • Ravello: no outro dia compramos um bilhete de sightseeing válido para o dia inteiro e inicialmente fomos para Ravello. No caminho além de vistas deslumbrantes da costa passamos por Atrani e sempre subindo chegamos em Ravello.
Atrani
símbolo de Ravello, cidade da música
Esta cidade fica longe da praia mas as vistas da costa, suas villas, o clima da cidade , tudo a torna muito especial. Talvez a escolhéssemos como cidade base num retorno, foi o local que mais nos encantou.
Na praça central fica o Duomo de San Pantaleone, de 1086. No seu interior há um lindo púlpito em mosaico e colunas retorcidas apoiadas em leões. É  na igreja que se encontram os mosaicos que se tornaram símbolos da cidade.
Duomo de San Pantaleone
lindo interior da igreja

Do centro fomos caminhando por um caminho estreito ( Via San Francesco) para mais alto ainda até chegar a Villa Cimbrone. Esta foi construida no séc. XIX  por um inglês e possui vários jardins e terraços onde se destaca o Terraço do Belveder Infinito que, como o nome diz, apresenta vistas infinitas da costa sendo ornamentado por bustos. Hoje é um hotel mas vende ingressos para visitas a 6 euros.

Villa Cimbrone
Coloquei esta imagem do site do hotel para se ter uma idéia da sua grandiosidade e maravilhosa localização. No site do hotel há um mapa dos jardins e videos de suas várias partes como o terraço, a cripta, o claustro, etc.
Avenida do Imenso




















Sala do Chá
Terraço do Infinito
vista do terraço
Voltamos pelo mesmo caminho e fomos conhecer a outra vila, Villa Rufolo. Esta vila foi construida no séc. XIII e XIV para a famíla Rufolo e recuperado no séc. XIX por um escocês. Apresenta jardins tropicais com maravilhosas vistas da costa e  pátios em estilo árabe. Foram os jardins desta vila que inspiraram a ópera Parsifal de Wagner e é aqui que atualmente são realizados os festivais de música.
Torre Maggiore
jardins
vista de Ravello
  • Minori: voltando de Ravello pegamos outro ônibus com destino a Salerno. A ideía era ir até o final e na volta parar nos locais que mais nos agradassem mas as curvas da costiera assim como a ousadia do motorista mudaram nossos planos. Descemos em Minori no local de um pequeno museu onde é contada a história romana de Minori que era o local do arsenal marítimo de Amalfi. No centro fica a Basílica de Santa Filomena. Chovia muito e decidimos voltar para o hotel.
  • Sorrento: no outro dia saimos de Amalfi em direção a  Sorrento, ainda chovia um pouco o que tornou  mais emocionante o sinuoso e estreito trajeto. A nossa idéia era conhecer Sorrento neste dia e no outro ir para a ilha de Capri mas desistimos pois a chuva continuava. Há várias opções hoteleiras, escolhemos um hotel no alto e de frente para o mar e o vulcão Vesúvio, Hotel Belair. No hotel há uma escadaria que chega a praia e assim chegamos a marina.
vista do nosso quarto
vulcão Vesúvio visto do quarto
Hotel Belair fachada posterior
Na marina os restaurantes estavam começando a abrir e o movimento ainda era pequeno então decidimos ir para a praça principal da cidade, Piazza Tasso. Um morador estava saindo de sua casa e aproveitamos para perguntar o caminho para a piazza e não só ele nos informou como nos ofereceu uma carona, como é bom não sentir medo.....alguém faria isso aqui em São Paulo?????
A Piazza Tasso é o centro da cidade e no centro há a estátua do poeta nascido aqui, Torquato Tasso. Lá se encontram também ruínas de um povoado grego e o Vale dos Moinhos uma fenda causada por erupções vulcânicas.
Piazza Tasso
Vale dos Moinhos
Da praça tem-se também uma bela vista da marina.
vista do mar da Piazza Tasso
Passeando pelas ruas da praça encontramos o campanário do Duomo de Sorrento.

Não posso deixar de colocar esta foto de um final de dia visto do hotel.....lindo!!!!!

  • Herculano: como desistimos de Capri pudemos ir com mais tranquilidade em direção a Nápoles. Já conhecíamos Pompéia e optamos por conhecer Herculano ou Ercolano. Esta foi uma cidade grega no séc. V aC,  tornou-se romana em 89 aC e em 79 dC foi soterrada pelas lamas e lavas da erupção do Vesúvio. Suas escavações começaram em 1738.
Herculano
Alguns destaques de Herculano
Mosaico de Tritone nas termas femininas
Casa de Neptuno e Mosaico de Anfitrite
Casa dos Veados, a segunda maior da cidade
arca fúnebre e estátua do pro consul de Creta e Cirene
termas
  • Nápoles: preferimos não conhecer esta cidade por toda sua fama de trânsito caótico e violência e nossa opção por terminar aqui a rota da Costa Amalfitana  foi porque daqui pegamos um ferry em direção a Palermo na Sicília. Poderíamos ir da Costa para a Sicília por terra, seriam cerca de 500km até o extremo sul do país para então pegar um ferry de 30 minutos para Messina na Sicília, esse percurso nos faria perder praticamente um dia. Nossa viagem de ferry foi a noite, das 20:30h às 6:30h, com direito a cabine e jantar, o preço pago foi inferior ao de uma diária em um hotel razoável. Dessa forma chegamos na Sicília, Palermo, bem cedinho.
ferry Nápoles-Palermo







7 comentários:

  1. Oi Ines,
    Adorei seu blog e suas fotos, você está de parabéns.

    Obrigado pela sua visita ao meu blog, escrevi uma resposta a sua mensagem lá.

    Um grande abraço,
    Vinicius

    ResponderExcluir
  2. Este relato e as fotos estao um show, parabéns! Acabei de te indicar para blogagem coletiva que esta rolando na blogosfera, mais info aqui :http://www.aprendizdeviajante.com/index.php/2011/12/03/blogagem-coletiva-meus-7-links-o-post
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Andrea, seu elogio é um grande incentivo para mim. Obrigada pela indicação.
    Estou montando a postagem da Sicília, gostaria muito que você visse pois o nosso roteiro contou muito com a sua ajuda.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Inês, há algum post sobre Pompéia???
    Obrigada
    Lilian

    ResponderExcluir
  5. Não Lilian, conhecemos Pompéia qdo fizemos um cruzeiro em 2007 sem fotos digitais e ainda não tive tempo para escanear as fotos. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá Inês, adorei seu site. Anotei suas dicas. Estou indo em junho. Vc teria o site p comprar passagens de ferry. Vou na sua dica, fazer napoles x catania. Obrigada Magda

    ResponderExcluir