“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

terça-feira, 22 de maio de 2012

Jerusalém História Resumida, Israel - Terra Santa e Istambul 2012

Chegamos na cidade, nos alojamos e fomos fazer um passeio noturno que eu não recomendo apesar das lindas vistas da cidade iluminada, só teve isso a oferecer...


Esta incrível cidade de mais de 3.000 anos reúne história e cultura das três grandes religiões monoteístas: judaísmo, cristianismo e islamismo.

 Sua história no judaísmo começa no séc. X a. C. quando o Rei Davi a conquistou e a tornou a capital do Reino Unido de Israel e Judá, seu filho Salomão construiu o Primeiro Templo, local mais importante da fé judaica pois abrigava a Arca da Aliança, o templo foi destruído pelos Babilônios em 586 a.C. que expulsaram os judeus. Após 50 anos de exílio puderam retornar e construíram um Segundo Templo em 516 a.C.. Sob domínio do império romano o rei da Judéia era Herodes, rei cliente dos romanos, que ampliou e embelezou a cidade e o templo. Em 70 d.C. ocorreu a Grande Revolta Judaica que culminou na destruição do Segundo Templo pelos romanos. Numa segunda revolta  a cidade tomada pelos romanos foi reconstruída pelo Imperador Adriano que a chamou de Aelia Capitolina construindo templos pagãos sobre lugares sagrados e onde os judeus estavam proibidos de entrar, aí começou a grande dispersão dos judeus pelo mundo, a diáspora. A cidade passou então a alternar sob domínio romano e persa.

O Islamismo declarou Jerusalém a terceira cidade mais importante, atrás de Meca e Medina, em 638. A conquista árabe permitiu a volta dos judeus e assegurou proteção aos cristãos e às suas igrejas e lugares sagrados construídos e mantidos a partir de Constantino. O califa Omar construiu a primeira mesquita sobre as ruínas do Segundo Templo, no final do séc. VII começou a construção da Cúpula Rocha, grandiosa mesquita construída no mesmo local da primeira.

Em 1099 a cidade foi tomada pelos Cruzados que mataram e expulsaram mulçumanos e judeus. Em 1187 foi recuperada por Saladino que permitiu o retorno dos judeus e mulçumanos. Entre 1250 e 1517 foi governada pelos mamelucos que destruíram os lugares sagrados cristãos do Monte Sião e impuseram altos impostos aos judeus.

De 1517 a 1917 a cidade ficou sob domínio otomano. Nessa época a cidade ganhou muitas modernizações. Esse domínio terminou com a I Guerra Mundial ficando a região sob mandato britânico até 1937 quando propuseram a partilha da região entre árabes e judeus com ajuda da recém criada ONU. Em maio de 1948 foi declarado o nascimento do Estado de Israel o que desencadeou uma guerra entre árabes e judeus, ficando Jerusalém  dividida entre domínio jordaniano e judeu por quase 20 anos até que em 1967 Israel conquistou a Jerusalém Oriental e teve soberania sobre toda  cidade que passou a ser a capital do Estado de Israel.

Em 312 o Imperador Constantino às vésperas de uma batalha sonhou com uma cruz com a inscrição em latim "sob este símbolo vencerás". Na manhã da batalha mandou pintar uma cruz nos escudos dos soldados e obteve uma vitória esmagadora. Passou então a adotar o Cristianismo tornado-a religião oficial de Roma. Sua mãe, Helena, fez uma viagem de peregrinação à Palestina para encontrar os lugares relacionados a Cristo. A mando dela foi construída a Igreja do Santo Sepulcro em Jerusalém e a da Natividade em Belém.

Nos seus 4000 anos de história Jerusalém foi destruída 2 vezes, 23 vezes sitiada, 52 vezes atacada e 44 vezes capturada e recapturada, segundo o historiador Eric Cline.

É evidente que a cidade sofreu alterações desde a época em que Cristo foi aqui condenado e crucificado, para entender um pouco melhor a relação do que era com o que é atualmente é essencial a visita a maquete de Jerusalém da época de Herodes, situada no Museu de Israel.

Jerusalém na época de Herodes
Detalhamento dos principais edifícios:
2º templo com suas muralhas e pináculo, escada para o Vale de Josafá, Fortaleza Antonia (romana) ao fundo

2º templo e parede posterior, a única que restou e é o atual Muro das Lamentações

pirâmide é o túmulo de Davi, uma das casas a frente foi onde aconteceu a Última Ceia

Palácio de Herodes com 3 torres, atrás o 2º templo e a Fortaleza Antonia

Fortaleza Antonia e porta por onde saiu Jesus

Jesus foi crucificado no pequeno monte em frente a porta, atual local da Igreja do Santo Sepulcro, fora das muralhas, a 2º muralha foi construída 10 anos após a morte de Jesus


O local abriga também o Santuário do Livro que contém os Manuscritos do Mar Morto, manuscritos da época de Cristo encontrados por um beduíno em Qumran, antigo local dos essênios. São a versão mais antiga do texto bíblico e estavam em jarros de cerâmicas dentro de cavernas. Não é possível fotos no local, a que coloco aqui é uma cópia que estava em Massada.

Santuário do Livro

Manuscrito do Mar Morto



















Um comentário:

  1. ver essas historia me deixa emocionada e bom conhecer um pouco sobre os lugarees em q jesus passou viveu morreu e ressucitou para q hoje eu tivesse a remissao de pecados e verdadeiramente livre em cristo jesus amem

    ResponderExcluir