“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Alberobello, Bari e Andria - Itália 2015

Na região da Púglia é comum um tipo peculiar de habitação, o trullo, cujo plural em italiano é trulli, e é em Alberobello que se encontram mais de 1.000 trulli. Os trulli são casas cilíndricas brancas com um teto cônico feito com pedras calcárias dispostas concentricamente sem uso de argamassa sendo comum símbolos de cal no telhado para atrair a sorte. Diz a história que esse tipo de construção foi imaginado para burlar impostos sobre novas construções já que seriam facilmente desmontadas.



Em Alberobello há dois distritos formados só por trulli, muitos dos quais se tornaram lojinhas de suvenirs, mas também há restaurantes, hotéis, igrejas e museus.



Este estava muito bem adornado



Bari é a cidade mais importante da Púglia e possui uma rica história como centro cultural e comercial. De origem desconhecida sabe-se que foi ocupada pelos romanos no séc. III a.C. e após a queda do império foi invadida pelos bárbaros, depois pelos godos até que em 554 foi tomada pelos bizantinos e depois pelos normandos até que em 1156 foi destruída por Guilherme, o mau da Sicília, tendo também sofrido destruições nas duas guerras mundiais.

 Uma parte da história de Bari que refletiu muito em sua vida e sua arquitetura é ter sido uma ponte entre o Oriente e o Ocidente já que na época das Cruzadas tanto os fiéis como os Cavaleiros Templários passavam por aqui no caminho para a Terra Santa. Também tornou-se importante para o Cristianismo quando Myra na Turquia foi invadida e as relíquias de São Nicolas foram trazidas para cá. Para receber essas relíquias foi fundada a Igreja de São Nicola em 1087 sendo uma das maiores igrejas normandas da região. A igreja fica na Bari Vecchia, antigo centro da cidade.


No seu interior um altar coberto ladeado por um trono e na cripta ficam os restos mortais do santo.


Do outro lado do centro amuralhado fica o Duomo, a Catedral de São Sabino, construída no final do séc. XII. Está numa praça pequena e é difícil fotografá-la por inteiro.






No dia em que lá estivemos acontecia um casamento e os noivos foram percorrer as ruelas para fotos enquanto que pessoas das janelas gritavam votos de felicidade e fertilidade, nada mais italiano....


Encantados com as pequenas ruas decidimos almoçar por lá e escolhemos um restaurante lotado de fotografias de filmes antigos.





Antes de irmos embora passamos pelo Castelo Svevo, muito grande, numa região bem central ao lado do centro antigo. Construído em 1130 por um rei normando foi restaurado pelo Imperador Frederico II em 1233, posteriormente foi usado como prisão e passou para o Exército.







Por último fomos conhecer Castel del Monte, um castelo próximo de Andria construído por Frederico II no séc. XIII. Considerado um dos mais belos exemplos de arquitetura medieval possui dois andares e uma planta octagonal e os detalhes em mármore na fachada e no seu interior lembram mais um palácio do que um castelo. 
No dia que fomos até lá ventava muito e o portão de entrada estava em obras mas o lugar é único.





































Nenhum comentário:

Postar um comentário