“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Stonehaven e Glamis Castle, Escócia - Grã-Bretanha 2014

Stonehaven é uma pequena vila de pescadores que além de seu porto possui como grande atrativo o histórico Castelo Dunnotar.



Dormimos em Stonehaven e no outro dia seguiríamos pela costa nordeste da Escócia em direção a St. Andrews. Primeira parada do dia seria no Dunnotar Castle, construído no séc. XIII numa falésia, cercado pelo mar, penhascos e vales, hoje encontra-se em ruínas. Teria sido palco de um ataque de William Wallace pondo fogo em sua capela assim como uma fortaleza que guardou as jóias da coroa escocesa, hoje no Castelo de Edinburgo. Foi cenário do filme Hamlet com Mel Gibson, ele novamente em terras escocesas.

O acesso se dá por uma escada até o topo da montanha mas fomos surpreendidos por uma densa névoa e nem sequer pudemos vê-lo direito, uma pena pois o lugar é fantástico.

arredores do castelo
Dunnotar Castle
Esperamos cerca de uma hora mas tivemos que nos conformar pois a neblina permanecia. Abaixo uma foto da Wikimedia



Passamos pela Deeside, região ao redor do Rio Dee famosa por ter sido escolhida pela Rainha Vitória como residência de verão quando comprou o Castelo Balmoral em 1852 mas escolhemos outro para conhecer, Glamis Castle, em Forfar. Este castelo, antiga cabana de caça do séc. XI, também foi escolhido pela família real inglesa como moradia. Aqui a Rainha Mãe passou sua infância e um dos seus ambientes, o Duncan's Hall, foi usado como cenário em Macbeth de Shakespeare. A visita é guiada em inglês mas há folhetos em outros línguas, inclusive em português. Nos vários ambientes muitas fotos e várias histórias de fantasmas, mas o encantador é seu exterior em pedra rosada com várias torres num jardim magnífico, um real castelo de conto de fadas.








Aqui é possível fotografar seu exterior sem comprar o ingresso, raridade mas a visita é bem interessante.

No seus jardins o gado escocês, agora bem pertinho.


























Nenhum comentário:

Postar um comentário