“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

A caminho da Suíça Italiana, Suíça - ao redor dos Alpes 2017

Distante cerca de 40 km de Lauterbrunnen, próximo à cidade de Meirigen, fica um trecho subterrâneo do Rio Aar, o desfiladeiro do Rio Aar ou Aareschlucht. Há duas entradas independentes que abrem em épocas um pouco diferentes, entramos pela entrada oeste onde há um restaurante e pagamos 8,50 francos cada.
Passamos por um pequeno túnel para depois irmos por passarelas ao lado do rio. Inicialmente um trecho estreito onde sobressaem os penhascos.




O comprimento total é de 1,4 km mas a paisagem não se repete seja pela largura do desfiladeiro, seja pela luz ou pelas queda d'águas, tudo ampliado por um jogo artificial de luzes, realmente muito bonito...






Uma queda d'água chama atenção pela altura e volume


mas há outras




Em trechos o rio ganha volume


em outro uma placa revelando um uso militar



No final uma vegetação, a luz solar e parece que estávamos em Pandora, a terra do Avatar, lugar mágico, valeu muito a visita.




Poderíamos sair pela outra entrada e retornar ao restaurante por um ônibus local ou a pé mas preferimos retornar pelo próprio desfiladeiro.

Nesta noite dormiríamos na Suíça Italiana, em Ascona, e a ideia era passar pelos Passos de Furka e San Gotardo antes de chegarmos lá mas saindo do desfiladeiro nosso GPS nos conduziu pelo Passo Susten, lindo também...











Começamos a encontrar muita neve e conversando com um casal de motoqueiros colombianos ficamos sabendo que um outro passo que nos levaria até o Furka estava fechado, tivemos então que voltar e fazer o caminho pela auto estrada mas sabíamos que no dia seguinte teríamos uma nova chance.

Quando chegamos no histórico Passo de San Gotardo começou a chover, não era nosso dia de sorte...





Como ainda tínhamos muito a percorrer olhamos rapidinho as construções históricas






e seguimos nosso caminho, ainda bem que existe um caminho novo que substitui o antigo passo, a tremola, que também encontrava-se fechada.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário