sexta-feira, 15 de julho de 2022

Gudvangen e Naeroyfjord - Noruega 2022

Saindo de Balestrand pegamos uma balsa que atravessa o Sognefjord, o mais profundo e o segundo fiorde mais longo do mundo, para chegarmos em uma de suas ramificações, Naeroyfjorde, o mais estreito e listado como Patrimônio da Humanidade junto com o Geirangerfjord. A cidade mais famosa da região é Flam de onde parte um trem histórico para Myrdal, fizemos essa viagem em 2011 e preferimos ficar em Gudvangen, de frente para o Naeroyfjord.

Ficamos num complexo com loja, restaurantes e hotel bem de frente ao fiorde, cercado por rochas íngremes de até 1.400 metros com inúmeras quedas de água.

O quarto possui um teto de vidro e é oferecido máscaras para os olhos mas a claridade noturna incomodou.

A ideia era fazer um cruzeiro pelo fiorde que no seu ponto mais estreito possui 250 metros de largura mas o tempo chuvoso assim como o custo nos fizeram desistir, passamos dois dias explorando a região com o carro, e que região...

Para chegar em Gudvangen passamos, logo após a balsa, por Vikoyri

para seguir pela Vikfjellet, mais uma estrada pela montanha

até que chegamos em Myrkdalen num local mágico, um vale, seu rio, enormes penhascos ao redor e duas cachoeiras enormes

primeira cachoeira logo após a curva