“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Deserto do Sal - Bolívia 2011

Em janeiro de 2011 meu filho e 7 amigos fizeram um mochilão pela América Latina durante 30 dias, conheceram lugares como Buenos Aires, Península Valdes e Bariloche na Argentina, Pucon, Santiago e Atacama no Chile, na Bolívia foram a Copacabana, La Paz e o Deserto do Sal e no Perú foram em Cuzco e em Lima. Foram várias aventuras e muitas histórias mas o que mais me impressionou foi o Deserto do Sal, pela altitude e pelas condições bem básicas do local não acredito que vá conhecê-lo, por isso quis escrever sobre ele e, principalmente, colocar fotos desse incrível e inusitado destino.
A sua travessia leva normalmente 3 dias em jipes 4x4 indo de São Pedro do Atacama a Uyuni ou vice-versa. Nesse trajeto são vistas diferentes paisagens: Laguna Verde aos pés do vulcão Licancabur a 4.500 metros de altitude, geisers, Laguna Colorada com vários flamingos, Deserto do Sal com enormes pedras em tamanhos e formatos variados e pelo menos100 km de uma área coberta de sal que no verão pelo degelo dos Andes fica coberta por uma lâmina de água permitindo lindas imagens com ilusão de distâncias e tamanhos formando um grande espelho ou, no inverno, forma placas hexagonais de sal.
Nesses 3 dias a alimentação é oferecida pelo guia ou em casas de moradores locais assim como o pernoite.

Abaixo segue uma pequena amostra da beleza deste local que é o maior deserto de sal do mundo.

Laguna Verde


geiser

Laguna Colorado

Deserto do Sal
 As próximas fotos são de outras lagunas e do deserto propriamente dito.













Nenhum comentário:

Postar um comentário