“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Cotswolds, Inglaterra - Grã-Bretanha 2014

Cotswolds é o nome de uma cadeia de montanhas de calcário que se estende por 80 km indo de Bath para o norte, em direção a Stratford-upon-Avon. No seu caminho apareceram cidades rurais construídas com sua pedra dourada dando origem a uma das mais belas regiões da Inglaterra, são mais de 100 vilarejos que não chegam a ter 1000 habitantes cada. Dentre tantos vilarejos escolhemos cinco  e antes passamos em Avebury.

No caminho duas das riquezas dessa região

plantação de canola
criação de ovelhas

No caminho uma surpresa, o Cavalo Branco de Westbury, o mais antigo dos 50 desenhos que existem na Inglaterra.

cavalo branco de Westbury
A primeira parada foi em Avebury, cidade envolvida por um círculo de pedras semelhante à mais conhecida Stonehenge. Preferimos esta pois pode ser fotografada livremente, sem necessidade de agendar horário ou de visita guiada. As pedras encontram-se ao lado da estrada e há um estacionamento próximo.






Chegamos em Castle Combe e ficamos encantados com as casas de pedra alinhadas próximas a um riacho, o Rio Bybrook. No centro, na confluência de suas três principais ruas, está uma cruz do séc. XIV erguida quando a cidade recebeu o direito de ter um mercado semanal. Quase a sua frente encontra-se a igreja medieval, Igreja de Santo André, com um dos poucos relógios medievais ainda em uso, como de costume, ao lado fica o cemitério. Uma graça com cerca de 300 habitantes.









A próxima foi Bibury, mais uma vez casinhas de pedra alinhadas, bucólicas pontes sobre o Rio Coln e, como diferencial, uma fazenda de trutas, uma das mais antigas da Inglaterra.








Para entrar na fazenda pagamos uma taxa e recebemos um copo com ração. São vários tanques lotados de trutas que pulavam para comer mas gostei mais de alimentar os patos que veem pegar uma sobrinha...Há uma loja com produtos locais e algumas mesas onde a truta pode ser degustada.






Chegamos então em Bourton-on-the-Water que estava lotada de turistas. Mais uma vez o rio, aqui o Rio Windrush, é o centro das atrações com várias pontes arqueadas de pedra. A cidade é conhecida como a Veneza das Cotswolds.








As duas últimas que conhecemos foram a Lower e Upper Slaughter, minúsculas vilas cortadas pelo Rio Eye. A Lower Slaughter tem como destaque a Igreja, várias casinhas de pedra e um antigo moinho que hoje é uma casa de chá.






A pouco mais de um kilômetro está a Upper Slaughter, uma colina suave onde além das casinhas de pedra há uma mansão cuja parte mais antiga é do séc. XV e hoje é usada como hotel.











Nenhum comentário:

Postar um comentário