quinta-feira, 22 de maio de 2014

Introdução - Grã-Bretanha 2014

A Grã-Bretanha nunca exerceu um grande fascínio sobre nós, só começamos a cogitá-lo pelos comentários de colegas que viajaram para a Escócia e adoraram. Focamos então nesse destino e com a ajuda da Andrea do www.deiatatu.wordpress.com montamos um roteiro de 10 dias para a Escócia, deixando outros 9 dias para a Inglaterra e 1 para o País de Gales.

O grande desafio era dirigir na mão inglesa e nos preparamos vendo alguns vídeos, lendo experiências de blogueiros e alugando um carro automático. Escolhemos deixar Londres para o final e assim após várias horas de voo pegamos nosso carro com destino a Bath. Foi bem tenso mas meu marido saiu-se muito bem e percorremos os 165 km sem problemas. Sua maior dificuldade foi avaliar a distância do carro do lado esquerdo mas após dois dias de alguns sustos e gritos tudo ficou mais fácil e automático. Parabéns maridão...

Há muito para ver e, como sempre, tivemos que fazer escolhas. Duas cidades da Inglaterra eram obrigatórias, Londres e Liverpool, entre as duas acrescentamos Bath, pelos seus banhos romanos, e Stratford-Upon-Avon, por ser a cidade natal de Shakespeare. De Liverpool fomos para o País de Gales conhecer três maravilhosos castelos. Saímos em direção a Escócia passando pela região dos lagos da Inglaterra. O retorno seria puxado, cerca de 650 km para percorrer em dois dias passando pelas Borders, região fronteiriça entre Escócia e Inglaterra,  parando em York pelo seu centro histórico medieval. Daqui para um hotel próximo ao aeroporto passamos por Silverstone, autódromo inesquecível para os amantes de Senna, e Windsor, pelo lindo castelo. Devolvemos o carro e fomos para Londres, tínhamos só três dias para conhecê-la.

O clima foi constante, nublado..... e chuvoso....mas não chegou a atrapalhar pois as chuvas eram fracas e de curta duração. As enfrentamos com tranquilidade pois levamos casacos impermeáveis, recomendação valiosa dos amigos Narcísio e Dirlei do www.viajandoconosco.blogspot.com.br. Em Londres fomos agraciados com dias lindos de sol, calor e céu azul, os únicos durante toda a viagem.

Este é um destino caro a começar pelo moeda que vale 4 vezes mais do que a nossa. A maioria dos nossos hotéis foram das redes Premier Inn, Ibis, Holiday Inn e Bed and Breakfast. A grande maioria das atrações turísticas é paga e quase todas não se consegue fotografar a não ser que se compre o ingresso, fato lamentável pois nem sempre há tempo ou interesse em se explorar o interior, por isso é essencial planejar bem o que se quer ver e quanto tempo isso vai levar. Muito interessante e econômico são os Explorer Pass da Escócia, http://www.historic-scotland.gov.uk/explorer, que permitem conhecer várias atrações em períodos de 3 ou 7 dias por um preço fixo. Em Londres compramos com antecedência os ingressos para a London Eye e para a Torre e economizamos muito tempo de fila.

Além das grandes belezas naturais da Escócia, dos lindos castelos e das magníficas igrejas em ruínas o que mais nos encantou foi a educação, gentileza e prestatividade de todas as pessoas que encontramos, nos sentimos sempre muito bem acolhidos. Quanto a segurança nem preciso dizer que morremos de inveja das casas sem cerca e sem muros, dos estacionamentos seguros nas ruas, de poder andar tranquilos a noite. Enfim foi uma ótima viagem que nos deixou com a certeza de que ainda há muito a ver e conhecer.