“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Neuf Brisach e Eguisheim, França - Floresta Negra e Alsácia 2014

Saímos de Freiburg em direção à França e em menos de meia hora chegamos em Neuf Brisach. Esta cidade tem um formato único, octogonal,  muralhas duplas e torres simétricas formando 48 quadrados. Essa organização foi criada pelo estrategista militar Vauban entre 1698 e 1707.

Atravessamos muralhas, hoje cobertas de vegetação, e uma das portas, Porte de Bale, seguimos reto até encontrar a praça principal, Place d'Armes. Daqui  saem ruas retas que facilitavam a defesa da cidade que nunca foi invadida.

muralhas no formato estrela

Nada nos chamou a atenção, era domingo e a praça começava a receber barracas, as ruas ainda estavam praticamente vazias. Da mesma forma que entramos saímos, em linha reta da praça por outra porta, Porte de Colmar, e mais uma vez cruzamos o fosso entre as muralhas.


A beleza desta cidade só pode ser vista em foto aérea que evidencia seu formato. Abaixo a foto do turismo da Alsácia.


Próximo destino Eguisheim, nosso início da Rota do Vinho. Próximo a ela avistamos 3 castelos numa colina, é a vila Husseren les Chateaux que, infelizmente, não conhecemos.

Husseren les Chateaux
Eguisheim nos encantou, a nós e aos franceses que a escolheram como a vila preferida da Alsácia. Aqui as muralhas foram construídas em três círculos concêntricos no séc. XIII, hoje são formadas por lojas, bares e restaurantes, a maioria com madeirame a vista e muitas, muitas flores.




 Na rua principal, Grand'Rue, há entre as caves para venda e degustação, mais casinhas estilo "João e Maria" e mais flores...





No centro da cidade fica a Praça do Chateau Saint Léon, rodeada pelo castelo feudal e sua igreja . Infelizmente pelas fotos mas felizmente pelo paladar havia uma feira de produtos típicos, deliciosos, além de shows.




No centro da praça, na fonte, fica a estátua de Bruno Eguisheim, nascido aqui em 1002 tornou-se o Papa Leão IX hoje canonizado.

Há estacionamentos próximos e  facilmente a conhecemos a pé, sempre acompanhados por muita beleza.



























Nenhum comentário:

Postar um comentário