“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Sibenik, Senj e Jablanac, Croácia - Balcãs 2016

Este seria um longo dia, saímos da Ístria para a Dalmácia e dormiríamos em Trogir, cerca de 400 km. Ao passarmos por Rijeka avistamos o Castelo Trsat.





Continuamos por ótimas estradas, sempre ao lado do mar.



De repente apareceu um desvio pois a estrada estava em manutenção, fomos para perto do mar





passamos por Senj que em 1169 foi um bispado e um importante porto.






Mesmo do litoral avistamos o Castelo Nehaj, uma fortaleza de 1.553 construída por um capitão uskok, nome dado aos cristãos que para fugir dos turcos foram para cidades litorâneas.



Continuamos pelo litoral



às vezes passávamos por vilarejos



mas era o mar a paisagem dominante



Indo ao seu encontro





conhecemos Jablanac que já possuiu um castelo medieval e de onde partem ferryboats para Rab.






Belo vilarejo rodeado de um mar cristalino





Nosso destino era Sibenik e o GPS nos levou a uma saída por ferryboat mas queríamos ir pelo continente, foram muitas voltas  até acharmos uma saída e "enganarmos" o GPS.







 Sibenik é uma cidade fortificada que passou por vários domínios: romano, húngaro, veneziano, francês e austríaco. Seu apogeu foi no período veneziano quando foram construídos três fortes. Paramos ao lado do mar e entramos na cidade antiga justamente onde fica a Catedral de São Jaime.




A praça ao redor é bem bonita com a estátua de Juraj Dalmatinac, responsável pela construção do nível superior da catedral.


Passeamos um pouco e vimos belos recantos






mas não fomos até a parte alta, os fortes não nos pareceu valer a pena.
































































Nenhum comentário:

Postar um comentário