“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Bled, Eslovênia - Balcãs 2016

Um lago de águas cristalinas com uma pequena ilha onde fica uma igreja, rodeado de altas montanhas e ainda com um castelo medieval no penhasco, isso é Bled, simplesmente encantadora, um dos mais lindos lugares que conhecemos.

Para nossa sorte vimos esta incrível paisagem durante uma nevasca no dia que chegamos



no dia seguinte já sem neve caindo mas presente em todos os caminhos



e no dia de ir embora esta maravilha




Essa era a vista que tínhamos do nosso quarto mas não é a mais famosa de Bled, nela estão o castelo e a Igreja St. Martin que é a igreja frequentada pela população da cidade. A imagem mais famosa é a que inclui o castelo e outra igreja, a Igreja de Nossa Senhora de Assunção, que se encontra numa ilhota no lago e, não tem como negar, é maravilhosa, e também a fotografamos em duas situações diferentes, uma após a neve



e outra num dia claro, de céu azul



No dia posterior à nevasca convivemos não só com a beleza mas também com as dificuldades que ela traz, ruas e carros cobertos por uma grossa camada de neve.



Acho que por inexperiência acabamos forçando o limpador de para-brisa que parou de funcionar, fomos até um posto de gasolina onde dois moradores pediram que os seguíssemos até uma oficina e lá só foi necessário trocar o fusível; mas além da gentileza pudemos sentir a outra impressão que o nosso país causa, não foi o futebol, nem o carnaval mas o calor do povo. Sempre fomos muito bem recebidos em todos os lugares que visitamos mas é bom saber que o Brasil, apesar de todos os problemas que enfrenta, ainda causa muita simpatia.

Resolvido o problema fomos conhecer o Castelo, fomos de  carro mas há a possibilidade, não neste dia, de chegar até ele por trilhas.



O Castelo foi construído num penhasco no séc. XI mas hoje muitas de suas dependências são do séc. XVI. Encontra-se  muito modificado e funciona como um museu.










Mas o melhor são as vistas lá de cima

nosso hotel e a região
Igreja St Martin
lago e ilhota
Igreja de Nossa Senhora de Assunção
Descemos e demos uma volta no lago

















A ideia era conhecer o Vintgar Gorge, passarelas de madeira acompanhando o rio Radovna, mas a nevasca no dia anterior impossibilitou esse passeio. Tentamos ir de gôndola até a pequena ilha para conhecer a igreja e bater o sino para ter sorte, mas os passeios também não estavam acontecendo. Decidimos ir novamente à Radovljica para vê-la após a neve e depois rodamos novamente em volta do lago e, mais fotos, mais belezas...












Mesmo sem a opção de fazer alguns passeios estar em Bled foi maravilhoso, único.

O dia seguinte amanheceu claro e com um lindo céu azul e antes de irmos embora fomos novamente circundar o lago, as imagens estavam, mais uma vez, maravilhosas.






Os passeios de barco já estavam acontecendo mas o nosso caminho neste dia era longo.



Aliás outras atividades já aconteciam, o lago estava diferente, com muito mais vida e alegria. Precisamos voltar a Bled, um dos pontos altos desta viagem.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário