“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Morón de Almazán, Senuela e Medinacelli, Castilla e León - Espanha 2013

Morón de Almazán é um pequeno vilarejo cujo nome vem da época da ocupação mulçumana, morón = monte e almazán = muralha, ou seja era uma fortaleza construída numa colina. Hoje só há ruínas dessa fortaleza mas a vila encanta pela sua Plaza Mayor.
Era um domingo de manhã e a cidade, que conta com poucos habitantes, estava vazia, não encontramos ninguém. Sua praça apresenta um conjunto arquitetônico do séc. XVI.

Plaza Mayor

O primeiro edifício é do séc. XV,  composto por dois pavimentos, o de baixo em arcos e no alto um relógio do campanário de 1881. Hoje é uma biblioteca mas antes era ocupado pela prefeitura.



O do meio é o Palácio dos Mendonza, em estilo renascentista possui o escudo dos Mendonza acima. Hoje abriga o Museu do Traje Popular.


Por último fica a Igreja da Nossa Senhora da Assunção, construída no séc. XV se destaca pela linda torre com escudos e relógio solar, no seu interior está o sepulcro dos Mendoza.



A frente da igreja está o Rollo  do séc. XVI, significa o privilégio da vila para administrar a justiça.


Poucos kilometros após sairmos da vila encontramos outra ainda menor, era Senuela.




A seguir fomos para Medinacelli cujos monumentos identificam suas várias ocupações. Inicialmente celta era chamada de Ocilis, os romanos se estabeleceram na colina e dessa época sobraram muralhas, mosaicos, salinas e principalmente o Arco Romano ou Arco do Triunfo dos séc. II e III.  Único exemplar de 3 arcos na Espanha, o do meio usado para carruagens e os laterais por pessoas, era parte das muralhas e porta de entrada da cidade.

Arco Romano
Posteriormente foi ocupada pelos árabes tornando-se uma cidade fronteiriça entre eles e os cristãos. Dessa época são suas ruelas e traçado medieval e a Porta Árabe, a única restante das quatro que existiam.

Porta Árabe

Em 1129 é recuperada pelos cristãos e no reinado de Enrique II floresceu, sendo dessa época  a construção do seu castelo no séc. XIV, hoje em ruínas.

castelo em ruínas
Em 1479 passa de vila a ducado e seu primeiro duque, Don Luis de la Cerda, é o responsável pelos edifícios da Plaza Mayor e de seu principal templo, a Colegiata de Nossa Senhora da Assunção.

Colegiata Nossa Senhora da Assunção
Na Plaza Mayor destacam-se a Alfândega e o Palácio Ducal.

Plaza Mayor
Palácio Ducal à esquerda e com as bandeiras a Alfândega
Ao nos afastarmos da cidade pudemos vê-la como um todo, sobressaindo a torre da Colegiata e o Castelo.

Medinacelli
 Também flagramos abutres fazendo sua refeição.








































Nenhum comentário:

Postar um comentário