“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Laguardia, País Basco - Espanha 2013

Laguardia  é uma cidade medieval que começou com a construção de um castelo no séc. X no topo de uma montanha, com vista para todos os lados, para defender o Reino de Navarra, daí seu nome completo ser La Guardia de la Sonsierra Navarra.

Laguardia

Rodeada por muralhas, alguns trechos  com janelas, apresenta 5 portas e lindas vistas para esta região lotada de vinhedos e bodegas tendo ao fundo a Serra da Cantábria com suas rochas brancas.




Do outro lado mais muralhas



No seu interior duas igrejas se destacam:

 Igreja de San Juan tendo como destaque a porta sul ou Puerta de los Abuelos em estilo gótico



Igreja de Santa Maria de los Reyes do séc. XII com um maravilhoso pórtico gótico





O castelo não existe mais, o que ainda resta além das muralhas é uma das torres defensivas, a Torre Abacial.

Na Plaza Mayor fica a prefeitura com um relógio e figuras que executam danças típicas.





O sub solo do vilarejo armazena vinho em túneis que mantém a temperatura constante e que podem ser visitados. Mas o que mais nos agradou foram as ruas medievais, as portas da cidade e as janelas floridas...














Nenhum comentário:

Postar um comentário