“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

domingo, 27 de outubro de 2013

A incrível Frías, Castilla e León - Espanha 2013

Frías foi uma cidade que conheci através do blog www.albertsolerd.blogspot.com.

Saindo de Burgos rodamos 80 km em direção Norte para chegar à cidade de Frías, nada no caminho...





Um pouco antes de chegarmos encontramos uma ermita nas pedras, Santa Maria de la Hoz no povoado de Tobera, há menos de 4 km de Frías.


Reparem no pontinho preto à esquerda, um bode



O local é lindo, tem uma ponte medieval e um caminho que percorre o Rio Molinar com várias cachoeiras, pena não haver tempo para elas..


Rio Molinar
Retomamos o nosso caminho chegando em Frías em poucos minutos, ficamos encantados, é lindaaaa

Frías
A cidade surgiu como Aguas Fridas no séc. IX quando Alfonso VIII repovoa o vale para fortalecer as fronteiras entre Castilla e Navarra. Dessa época preserva o castelo, as muralhas e o traçado medieval de suas ruas, e que ruas...




A cidade está construída sobre uma grande rocha e muitas de suas casas encontram-se à beira do abismo, são as casas colgadas.


casas colgadas
Na parte mais alta e rochosa dessa colina fica o Castelo dos Duques de Frías com vistas espetaculares do vale e da cidade.






Do lado contrário ao do castelo está a Igreja de São Vicente, a paróquia da cidade, cujo portal românico encontra-se no Museu dos Claustros de Nova York.



 Ao redor ainda vemos trechos de muralhas.


Além de toda essa beleza o cartão postal da cidade é a torre do castelo sobre a rocha invadindo a rua principal e parecendo cair sobre suas casas.







Já quase na saída da cidade entramos numa loja e vimos que parte da rocha invadia seu interior.


Há um estacionamento logo ao lado com um mapa detalhado das atrações da região e com estas vistas da parte alta da rocha, seu castelo e suas muralhas



Saímos em direção ao Rio Ebro onde há uma ponte medieval.

Frías

ponte medieval sobre o Rio Ebro

ao fundo a paróquia de Frías
Teríamos mais 80 km até nossa próxima parada e o nosso amigo GPS nos encaminhou por uma estrada rural até que começamos a seguir o Rio Ebro e aí nos surpreendemos pela beleza do lugar. Caminhos sinuosos, túneis, o rio correndo entre montanhas e paredões até chegarmos a uma represa. Não havia espaço para parar o carro e as fotos foram tiradas dele em movimento. Lembramos da Noruega....









Logo após a represa vimos dois veados mas não houve tempo para fotografá-los.

Saíamos de Castilla e León e entrávamos no País Basco, nas placas informações escritas em espanhol e em basco.


2 comentários:

  1. Estoy muy contento de que mi blog le haya sido de utilidad, para conocer lugares bonitos de España.
    Espero que siga visitando mi blog.

    Fantastico reportage de la ciudad de Frias.

    Saludos cordiales
    Abert

    http://albertsolerd.blogspot.com.es/2013/06/caminata-por-las-cascadas-del-rio-arazas.html

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Albert, é um prazer seguir seu blog. Quando escrever sobre Siurana, outra cidade escolhida do seu blog, lhe aviso.
    Abraços

    ResponderExcluir